Efemérides – 22 de abril

1500 – Na manhã d’este dia, ora uma quarta-feira, Pedro Alvares Cabral atrahido pelos signaes que tinham apparecido na vespera, continua na derrota que então levava, e vê novos e mais seguros indícios de terra próxima, como fossem as aves marinhas, ” a que chamam  furabuchos“, diz Pero Vaz de Caminha. A tarde começa a enxergar o cimo de um alto monte, a primeira terra que viu do continente americano: era o cabeço da serra dos Aymorés, a que ele deu o nome de monte Paschoal, em honra ao oitavário da Paschoa, que a egreja celebrava e celebra nesse dia, pondo á toda terra o nome de Ilha de Vera Cruz, pois suppoz então que era uma ilha. Manda lançar a sonda e acham-se 25 braços de fundo e, já sol posto, ordena que ancorem as naus a seis milhas de distancia da costa, e assim passam a noite.  (Ephemerides Nacionaes – Dr. J.A.Teixeira de Mello)

1639 – Breve do Papa Urbano VIII excomunga os mercadores e apresadores de índios. (Hist. das Bandeiras Paulistas – A.Taunay)

1653 – Pedro de Souza, administrador das Minas, por ordem do Rei D.João IV, inicia as investigações sobre as minas auríferas da região de Iguape e Paranaguá.

1733 – Proíbe-se que se ande “desde as avemarias por diante com capote de capus”: os negros e índios não poderiam trazer “paus de ponta, massa, rebuçados de baeta, com pena de serem presos, além de multa”. (Estado 22-4-66)

1745 – Carta régia cria bispado de São paulo, abrangendo os territórios da Colônia do Sacramento, Rio Grande do sul e Santa Catarina, tendo sido seu primeiro titular D.Bernardo Rodrigues Nogueira. (Estado de 22-4-66)

1815 – O Conde da Palma, Capitão-general de São Paulo, dirige recomendação ao Marques de Aguiar, no sentido de providências para aumento e reforma de um pequeno “trem”, organizado para consêrto das armas da Tropa de Linha e milícias de toda a Capitania. Esse “trem” esteve montado na Rua do Quartel, pelo que se denominou Rua do Trem.(Cron.Paulista- J.Ribeiro)

1826 – O presidente da Província, Lucas Antonio Monteiro de Barros, passa o governo ao vice-presidente, coronel Luís Antonio Neves de Carvalho, que fica no cargo até 22 de setembro do mesmo ano (Hist. da Civ.Paulista- A.leite)

1836 – Nasce, na capital D. Antonio Cãndido de Alvarenga, que sucederia a D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, no bispado de São Paulo em 1899.(Estado de São Paulo).

1844 – O brigadeiro Manuel Felizardo de Sousa e Melo passa o governo da Província ao vice-presidente, Joaquim José de Morais Abreu, que ficaria no cargo até 1º de junho do mesmo ano.

1864 – As vilas de Capivari, São Roque e São José dos Campos são elevadas à categoria de cidade, a ultima com a denominação de São José do Paraíba. (Estado e Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1865 – As freguesias de S.Simão e de Descalvado, antiga Nossa Senhora do Belém do Descalvado, são elevadas à categoria de vila. Essas duas localidades advieram da grande imigração de mineiros, tendo sido a primeira fundada por Simão da Silva Teixeira e a segunda por José Ferreira da Silva, ambos entrados na província, vindos de Minas, no fim do 1º quartel do século 19.

1873 – Lei provincial, número 79, autoriza o Presidente da província a conceder privilégio, por 30 anos, para o estabelecimento da navegação a vapor nos rios Tietê, Piracicaba e Moji-Guaçu, nas extensões suscetíveis de utilização. (Hist. da Viação em São Paulo – A.Pinto);

1874 – É criada a comarca de Capivari, pela lei nº 27. Capivari denominava-se, então, São João Batista de Capivari.

1876 – Aparece, na Capital, o primeiro número de “A Sentinela”, órgão político e católico, tendo como redator o Dr.João Mendes de Almeida.(Cron.paulista-J.Ribeiro)

1877 – É instalada, na Capital, a Caixa de Socorros Mútuos Fraternidade, tendo como presidente o Dr. Américo Brasiliense de Almeida e melo. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1885 – Salto, no município de Itu, pela lei 123, é elevada à categoria de freguesia.

1887 – É concedido à Companhia Paulista de Estradas de Ferro, privilégio por 10 anos para navegação dos rios Moji-Guaçu, Pardo e Grande, desde a foz do Sapucaí. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1889 – É fundada, em Santos, a Associação Protetora da Infância Desvalida.

1901 – Ilhabela, antes chamada, sucessivamente de Vila Bela do Príncipe e de Formosa, é elevada à categoria de cidade.

1911 – Lei municipal autoriza a entrega, à comissão do monumento comemorativo da fundação de São Paulo, da importância de 80 contos de réis. (Estado de São Paulo).