Efemérides – 21 de abril

1660 – Baltazar Fernandes faz doação da Capela de Nossa Senhora da Ponte aos padres de São Bento, no lugar chamado Sorocaba.

1792 – Execução de Tiradentes na cidade do Rio de Janeiro . “Permita-nos o leitor que comecemos de mais longe o resumo histórico dos factos que deram como resultado final este lamentavel e lugubre acontecimento. Governava a capitania de Minas Geraes o visconde de Barbacena, Luiz Antonio Furtado de Mendonça, que era o seu duodécimo capitão general, quando surgiu no espírito de alguns ilustrados compatriotas nossos a idéa de se emanciparem do dominio colonial e viverem sobre si. Parecia-lhes appropriada a occasião para saccudir ojugo da metropole, em cujo nome muitas prepotencias e injustiças se commetteram, o momento em que o governador puzesse em execução a cobrança não só do quinto do ouro tirado das minas, como a dos atrazados a que se haviam accumulado, cobrança que reduziria á miseria a maior parte da população da vasta capitania, cuja principal, senão única industria era a mineração. Á vista do descontentamento gera, que era profundo, julgaram azado o pretexto os patriotas, que tinham em mente estabelecer na capitania um governo independente, para porem em execução o seu plano. consistia este em proclamar-se o governo republicano nas capitanias de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, tendo por sede a cidade de São João d’El Rei; fundar-se uma universidade e escolas manufactureriras e industruaes em Villa Rica, hoje cidade de Ouro Preto; deixar-se livre e isempta de direitos a mineração do outro, diamantes e mais pedras preciosas, perdoando-se as dívidas que havia para com o Estado. Coincidira a concepção d’estas idéas com a chegada á capitania de José Alves Maciel, joven brazileiro , que tratára de perto na Europa com  alguns dos que mais activa parte tinham tomado na revolução franceza e haviam favorecido a emancipação da colonia ingleza dos Estados Unidos, e que praticara com Thomas Jefferson, representante d’estes Estados em França.

Maciel fizera entrar no plano da conspiração a seu cunhado Francisco de Paula Freire de Andrada, que era commandante do regimento de cavallaria da capital de Minas e dispunha, portanto, da única força regular existente na dita capitania. Estas idéias tinham adhesão plena dos homens eminentes e mais esclarecidos de Minas Geraes, Claudio Manuel da Gosta, Thomas Antonio Gonzaga(que todavia não era brazileiro de nascimento), Ignácio Jose de Alvarenga Peixoto,o dr. Domingos Vidal Barbosa, o vigário Carlos Correa de Toledo e José Joaquim da Silva Xavier, de alcunha o Tira-dentes, nascido em 1748 em Pombal, termo da então villa de São João d’El Rei, alferes da cavallaria paga de Minas, homem de um grande e generoso coração, que se enthusiasmara abertamente pelas novas idéas e que mais se expoz pela sua realização. Encarregou-se elle de vir angariar adeptops e socorros na capital mdo Estado, isto é, na cidade do Rio de Janeiro. Denunciado porém, o trama por um dos conjurados, Joaquim Silverio dos Reis, foi Xavier preso nesta cidade na rua dos Latoeiros, hoje de Gonçalves Dias, pelo então vice-rei conde de Rezende, enquanto também o eram em Minas os demais conspiradores, Claudio Manuel, Gonzaga e um numero de outros, a mór parte dos quaes vieram acorrentados e a pé para o Rio de Janeiro, onde foram lançados em lobregas masmorras e passaram por longos, enfadonhos e repetidos intererogatorios, em que soffreram as maiores torturas moraes e em que foram empregados todos os meios judiciarios para lhe arrancarem a confissão de seu delicto. O julgamento de todos elles levou mais de dois annos, até que a 18 de abril de 1792 fora 11 delles condemnados à morte. O governo de D.Maria I commutou essa sentença em degredo perpetuo para uns e por dez annos para as possessões portuguezas na Africa para outros.

Tiradentes, considerado cabeça d’essa revolução que passou para as paginas da história sob a designação de -Inconfidência, – foi o único exceptuado do regio indulto.

Ao confirmarem e lerem-lhe a sentença mostrou-se satisfeito e relativamente feliz por ver que não soffreriam, como elle, a pena infamante da morte no patibulo, os seus companheiros em aspirações políticas e sêde prematura de liberdade. (…)

A 21 de abril foi Tiradentes executado no campo da Lampadosa, ou. como opina o Sr. Dr. Mello Moraes no seu Brazil Histórico, na praça da egreja de S.Domingos. (…)”  (Ephemerides Nacionaes – Dr.J.A.Teixeira de  Mello)

1863 – Lei provincial autorizando o Presidente da Província a contratar a construção de uma via férrea da Capela da Escada à estação do Rio Grande, ligando assim, o Vale do Paraíba à Estrada de Ferro Santos a Jundiaí. (hist. da Viação em S.Paulo -A.Pìnto)

1873 – É criada a comarca de Amparo (Folha de São Paulo)

1880 – As capelas de Samambaia, depois Rio Bonito, atual Bofete, e a de M’Boi (Embu), antigo aldeiamento de índios, são elevados á categoria de vila, a primeira, e de freguesia, a segunda (Cron.paulista – J.Ribeiro)

1880– a vila de São Carlos do Pinhal, atual São Carlos, é elevada á categoria de cidade, pela lei provincial 36.

1881 – Aparece, na Capital, o primeiro número de “A República”, óegão republicano acadêmico.

1885 – É criada a comarca de Jaboticabal (Folha de São Paulo)

1885 – Serra Negra é elevada à categoria de cidade, pela lei provincial n] 113.

1890 – Stanley Spencer emociona a Capital, subindo a grande altura,em aerostato, do qual desce em paraquedas.

1890 – Foi estrepitosamente festejado em São Paulo o Dia de Tiradentes. Realizaram-se numerosas solenidades, alvorada pelas bandas do Corpo Policial Permanente e do 10º Regimento, O Jornal da Tarde ornamentou a fachada do prédio em que funcionam a redação e oficinas e publicou na 1ª página o retrato do glorioso mártir, acompanhado da seguinte exposição:

“Este retrato é a reprodução fidelíssima de uma fotografia do retrato a óleo de Tiradentes; pintura grosseira feita não sobre tela, o que naquela época era desconhecido nesta parte da América, mas sobre tábuas de pinho unidas e pregadas em sentido horizontal.

Desejando os parentes de José Joaquim da Silva Xavier possuir um retrato do mártir e não tendo ainda, por esse tempo, sido descoberta a fotografia, o que aliás seria inútil, porque Tiradentes não deixou retrato que pudesse ser reproduzido, recorrera a um pintor.

Como este não conhecesse o grande patriota, reuniu a família do mesmo e encetou o árduo trabalho de mediante informações circunstanciadas sobre a fisionomia de Tiradentes, reconstruí-la por parte com o pincel, sendo somente depois de afanosos esforços que os parentes do glorioso morto acordaram em aceitar um dos retratos feitos por julgá-lo parecido.

Foi deste grosseiro mas autêntico trabalho que os parentes de Tiradentes mandaram mais tarde tirar fotografias e foi de uma delas que o conhecido artista Jules Martim copiou o retrato com que brindamos nossos favorecedores.

Temos pois razões para acreditar que de todos os retratos de Tiradentes, dados pela imprensa brasileira é o do Jornal aquele que mais fielmente reproduz a simpática fisionomia do mártir”. (Henrique Raffard – Alguns Dias na Paulicéia – 1890)

1920 – É instalado o município de Palmital, criado pela lei 1693, de 18-12-1919)

1920 – Inaugura-se na primeira parte da Penitenciária do Carandiru. (Estado de São Paulo)

1920 – É instalado o município de albuquerque Lins, primeiramente chamado “Santo Antonio do Campestre”, cuja criação data de 1919. Em 1928, a progressista localidade que teve como seus iniciadores alguns mineiros, passou a denominar-se “Lins”.

1926 – Colina, fundada pelo Coronel José Venâncio Dias, é instalada na categoria de município, criado pela lei estadual 2096, de 24 de dezembro de 1925.

1966 – Em São Paulo, neste dia, consagrado á memória de Tiradentes, são prestadas homenagens ao grande mártir da Inconfidência Mineira. Uma parada militar, em que desfilaram  5.000 homens da Fôrça Pública, realizou-se no Vale do Anhangabaú.