Efemérides – 21 de março

1587 –  Em vereança, reclamou o Procurador do Conaslho providências sobre a limpeza pública”porquanto a villa possuia mais matos que outra cousa”.(Estado de São Paulo )

1685 –  Nasce em  Eisenach, Johann Sebastian Bach; compositor, cravista, Kapellmeister, regente, organista, professor, violinista e violista oriundo do Sacro Império Romano-Germânico, atual Alemanha. “Bach (riacho, em alemão) deveria se chamar Ozean (oceano) e não Bach!” (Ludwig von Beethoven).  Faleceu em  Leipzig, 28 de julho de 1750 . (Wikipedia)

1811 – O Capitão- general Franca e Horta toma providências para a volta à Capitania de muitos paulistas solteiros que se têm afastado para Santa Catarina e rio Grande, atendendo a que a Capitania está quase deserta de gente. “de três ano a esta parte, principalmente” (Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1849 – Lei da Assembléia provincial, elevando à categoria de vila a antiga freguesia de Guarapuava e determinando que Campo das Palmas fizesse parte do  novo município (R.Branco)

1863 – D. Sebastião Pinto do Rego, eleito bispo da diocese de S.Paulo, faz sua entrada solene na diocese. Faleceu a 30 de abril de 1868 (Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1872 – É concedido privilégio à Companhia Mogiana, para construção e exploração da linha ferroviária de Campinas a Moji-Mirim, com um ramal para Amparo, pelo prazo de 90 anos, com a garantia de jutos de 7% ao ano. (hist. da Viação Paulista- A.Pinto)

1874 – É cantada no Teatro Carlo Felice, de Gênova, pela primeira vez, a ópera “Salvador Rosa” de Antonio Carlos Gomes.

1879 –  São José do Rio Preto é elevada à categoria de freguesia, pela lei nº 4.

1885 – O presidente da Província nomeia uma comissão integrada pelos cidadãos Dr. José Vieira Couto de Magalhães, Dr. Rafael de Aguiar Paes de Barros, Dr. nicolau de Sousa Queiroz e Dr. João de Sá e Albuquerque para escolha do terreno mais apropriado na Capital, para edificação da Hospedaria de Imigrantes (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1885 – É elevada à categoria de cidade a vila de Santo Antonio da Cachoeira, que, depois, passaria a denominar-se Pìracaia.

1888 – é Sancionada a lei 54 de concessão de loteria cujo resultado seria aplicado na construção de catedral na Capital. proclamada a República, com a separação da Igreja do Estado, foi mandado aplicar esse resultado, pelo Presidente Prudente de Moraes, na construção do edifício pra a Escola Normal (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1894 – O Coronel Pires Ferreira, apesar de já exonerado do comando das fôrças legais, sem aguardar a chegada do seu substituto, General Ewerton Quadros, comunica ao Presidente do Estado, Bernardino de Campos, que, com a maior parte da divisão de Itararé, ia fazer a invasão do Paraná, o que, horas após, de fato, efetivou, partindo as suas fôrças de Itararé, Rio Verde, Ribeira e Paranapanema, tendo, como objetivo a cidade paranaense de Castro.

1890 – Lei municipal autoriza a construção de monumento à memória do Dr. João mendes na praça do mesmo nome.

1926 – é instalado o município de Pindorama, criado pela lei nº 2.125 de 21-12-1925.

1926 – É instalado o município de Potirendaba, antigo povoado de três Córregos.

1965 – Eleição municipal em vários municípios; no da Capital, para escolha dos sucessores do prefeito Francisco Prestes Maia e vice -prefeito Freitas Nobre.(Diário popular – Resenha noticiosa do ano)

1965 –  São elevados á categoria de município, os seguintes distritos: Campo Limpo, desmembrando-se do município de Jundiaí; Raffard, antigo distrito de Capivari, que foi desmembrado do município de Capivari. O Supremo Tribunal Federal, conhecendo em grau de recurso das razões apresentadas pela Câmara Municipal de Capivari, anulou a resolução da Assembléia quanto a Raffard.  Francisco Morato- antigo distrito de Belém, formado junto da estação de Belém, da Estrada de Ferro Santos  a Jundiaí., com a elevação do município, foi desmembrado do município de Franco da Rocha.

1966 – Visita São Paulo o Sr. Francisco neto de Carvalho, Ministro da Saúde de Portugal.(dos jornais)