Efemérides – 22 de março – Dia Mundial da Água

1603 – O Capitão e ouvidor da Capitania de São Vicente determina “que ninguém vá ao sertão sem grandes penas”. (Correio Paulistano)

1642 – Em  vereança, foi requerido “se fizessem os caminhos e pontes”. (Correio Paulistano)

1653 – Os chefes de facção na luta de paulistas com  os jesuítas, opinam a que de tudo se dê cumprimento às sentenças de Sua Majestade (Hist. das Bandeiras Paulistas – A.Taunay)

1682 – O Marquês de Cascais, donatário da Capitania, expede provisão mudando a sua sede de vila de São vicente, para a vila de São Paulo, em atenção ao “zêlo e fidelidade com que os moradores da dita Vila de São Paulo servem ao Príncipe meu Senhor e a mim”. (Hist. da Civ. Paulista – A. leite)

1719 – Morre, em São Paulo, Domingo Dias da Silva, bandeirante paulista, que tomou parte na Guerra com os Emboabas, tendo sido o imediado de Amador Bueno da Beiga no comando dos paulistas (Dicionario dos Bandeirantes -C.Franco)

1735 – decide-se em vereança, fazerem-se “luminárias e festa no nascimento da sereníssima Princesa da Beira” (Estado de São Paulo)

1767 – O coronel Afonso Botelho de Sampaio e Sousa, encontra os padrões de pedra com as quinas de Portugal, colocadas por Martim Afonso de Sousa no pontal da Barra de Cananéia, a 12 de agosto de 1531. Varnhagem constata-os de novo em 1841. (apontamentos A.Marques)

1767 – carta régia aprovando a criação do presídio de Iguatemi pelo Capitão- General Luís Antonio de Sousa Botelho Mourão, Morgado de Mateus.(Apontamentos – A.Marques)

1803 – A povoação de São João Batista de Queluz, atual Queluz, antigo aldeiamento de índios Puis, criado pelo capitão-General Antonio Manuel de Melo e Castro Mendonça. é elevada à categoria de freguesia. (Cron. Paulista -J.Ribeiro)

1813 – O Marquês de Alegrete, Luis Teles da Silva, Capitão-General de São Paulo agradece a S.A.Real a concessão de medalhas à sua valorosa Tropa de Exército, pacificadora de Buenos Aires, da qual participou a  Legião de tropas Ligeiras da Capital. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1875 – São Miguel do Piquete é elevado à categoria de freguesia, pela lei 10. É a atual localidade de Piquete.

1887 – O deputado Provincial Dr.,Joaquim Celidônio Gomes dos Reis, indica à Assembléia, a instituição de Livro de Honra, a fim de nele serem inscritos os nomes de pessoas que queiram contribuir para a emancipação da escravidão na Província. (J.J.R.)

1889 – É concedido a Celso Rodovalho Marcondes dos Reis e Francisco Cândido de Oliveira privilégio por 50 anos para construção de uma ferrovia de bitola estreita de Queluz ao Sertão dos Macacos e Serra da Bocaina, passando por Silveiras (Cron.paulista -J.Ribeiro)

1894 – Chega a São Paulo e parte para itararé, para assumir o comando das forças em operações contra os rebeldes federalistas, o General Ewerton Quadros, que leca como escolta o Segundo Batalhão de Voluntários Paulistas com o efetivo de 233 homens (A Revolta de seus de setembro -Pedro Dias de Campos)

1899 – É solenemente instalado o município de Matão, criado pela Lei, 567 de 27-9-1898.

1916 – Lei 1499, criando o município de Santa Adélia, na comarca de Taquaritinga.

1926 – É instalado o município de Nova Granada, antiga Pitangueiras (Estado de São Paulo)

1934 – Avanhandava passa a denominar-se Planalto.

1953 – Realizam-se as eleições para prefeito e vice-prefeito da Capital, saindo vitoriosos Jânio Quadros e Porfírio da Paz (Correio Paulistano)

1958 – Inauguração da fábrica de automóveis e jeeps -Willy-Overland em São Bernardo do Campo -SP