Efemérides – 20 de março

1553 – Pedro Correia, morador da ilha de São Vicente, que entrara para a Companhia de Jesus, em 1550, doa suas terras à confraria dos Meninos de Jesus. O irmão Pedro Correia, considerado o protomártir da Companhia de Jesus na América é trucidado pelos carijós em 1554 (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1570 – Lei feita em Évora proíbe o cativeiro dos índios, à exceção dos tomados em justa guerra.

1585– Brás cubas dá meia légua de terreno, à beira mar, de suas terras no Distrito da Vila de Itanhaém, aos índios que se achavam pelas praias de Peruíbe, para fazerem sua aldeia. Essas doação foi aceita, em nome dos índios, pelo Padre Diogo Soares.

1588 – Lopo de Sousa, donatário da Capitania, constitui, pela segunda vez, loco-tenente ao Capitão-mor Jerônimo Leitão.

1676 – Sério encontro entre a fôrça invasora do Paraguai, conduzida por Francisco pedroso Xavier e a do ex-governador castelhano Juan Dias de Andino.

1714 – Em tremendo combate travado nas proximidades de Portugal entre três barcos piratas e a valorosa guarnição da nau “Nossa Senhora do Carmo’, que levava carga e passageiros do Brasil para Lisboa, tem papel destacado a intrépida paulista Rosa Maria de Siqueira, filha de Francisco Luiz Castelo Branco e Isabel costa Siqueira, cuja bravura foi providencial para a vitória contra os temíveis corsários argelinos.

1857 – 10. Em 3º e último julgamento é condenado pelo juri de Capivari,à morte pela fôrca o terrível malfeitor Eusébio Dias, vulgo Tôco, que nos anos de 1848 a 1852 trouxera alarmada a Província de São Paulo e inclusive a própria côrte do Império pelas tropelias e mortes que praticava, a mando de poderosa família de fazendeiros.

1865 – Nasce na cidade fluminense de São João Marcos, o escritor e jurisconsulto Alfredo Pujol, membro da Academia . Paulista de Letras, falecido na Capita, a 20 de maio de 1930.

1882 – O astrônomo francês Édouard Jean-Marie Stephan descobre um conjunto de galáxias, mais tarde conhecido popr Sexteto de Seyfert. (Wikipedia)

1885 – São José do rio Parto, é elevado á categoria de município pela lei nº 49.

1885 – A freguesia de Santa Cruz das Palmeiras, fundada em 1876 por Antonio Valério, com a construção de uma capela em terreno de sua fazenda é elevada à categoria de vila. (Cron.Paulista- J. Ribeiro e Enciclopédia dos Municípios Brasileiros – IBGE. Nesta o nome do fundador é Manoel Valério do Sacramento.)

1915 – É instalado o distrito de Monte Aprazível.

1915 – Falece, em Montreux, na Suiça, o engenheiro Alfredo Maia, nascido no Rio de Janeiro a 12 de outubro de 1856. Teve em São Paulo, notável atuação, tendo sido, na presidência de Cerqueira César, diretor da Secretaria da Agricultura e Obras Públicas e, na de Rodrigues Alves, diretor da Estrada de Ferro Sorocabana-Ituana, em seguida à sua encampação pelo Estado, Foi, também, diretor da São Paulo Tranway Light and Power. (Arquivo histórico de J.G.Oliveira Mendonça Cortes).

1919 – É instalado o município de Ourinhos, criado pela lei nº 1.618, de 13 de dezembro de 1918.

1937 – O povoado de São João da Saúde é elevado à categoria de freguesia, com a denominação de Comandante Árbues. Atualmente, denomina-se Mirandópolis.,

1954 – Realiza-se em Itapetininga, a solenidade da inauguração da II Exposição de Inseminação artificial.(correio Paulistano)

1958 – Falece, na Capital, com a idade de 82 anos, Afonso Teixeira d’Escraganolle Taunay, nascido na cidade de Florianópolis a 11 de julho de 1876, quando seu pai, Visconde de Taunay era presidente da província de Santa Catarina. Vinco para São Paulo em 1899, aqui teve uma atuação das mais fecundas, como professor, diretor do Museu Paulista e do Museu Republicano de Itu, como escritor e como historiador. Foi membro e presidente honorário do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, membro da Academia Paulista de Letras. Fora do Estado, teve grande projeção no âmbito cultural do País e do estrangeiro, tendo sido membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, da Academia Brasileira de letras e de institutos culturais entrangeiros. O numero de volumes de sua vasta produção é de quase uma centena e meia, destacando-se a História Geral das Bandeiras Paulistas, com 11 volumes e a História do Café no Brasil, com 15 volumes. (do livro “Afonso d’Escragnolle Taunay’, de M.Leite).