Efemérides – 20 de abril

1592 – Pelo Capitão Mor da Capitania de são vicente, Jorge Correa, é nomeado o paulista Afonso Sardinha para reger e governar a vila de São Paulo (apontamentos – A.Marques)

NOTA:- sobre a efeméride supra, Carvalho Franco refere-se, parece que erradamente, a Afonso Sardinha, pai. Nos Apontamentos, como na Cronologia Paulista, está, com procedência, que se trata de Afonso Sardinha, paulista, filho de igual nome, português.

1709 – Bartolomeu Lourenço de Gusmão, o “Padre Voador”, natural de Santos, lança-se ao ar na sua “Máquina Aerostática”, no Castelo de São Jorge, em Lisboa, descendo no terreiro do Paço. (Anais do Museu Paulista -A.Taunay)

1797 – O capitão-general Antônio manuel de Melo Castro e Mendonça propõe à Santa Casa que seja concedido uma mesada de mil e seicentos reis a cada morfético para sua alimentação, até que se obtivesse um hospital adequado para recolhimento. (Cron.paulista- J.Ribeiro)1859 – a povoação de Bom Sucesso, atual Paranapanema, é levada categoria de freguesia (Cron.Paulista – J.Ribeiro e Estado)

1821 –  A assembleia  eleitoral do Rio de Janeiro, reunida no edifício da nova praça do comercio, comunica oficialmente o ouvidor da comarca o decreto de 7 de março, em que D. João VI anunciava a sua volta para Portugal, deixando o reino do Brazil a cargo do príncipe D.Pedro, até que se estabelecesse a constituição da monarchia portugueza. Essa assembléa fôra especialmente convocada pra se elegerem deputados às cortes de Lisboa. (Ephemerides Nacionaes – J.A.Teixeira de Mello)

1866 – São criadas as comarcas de Lorena, Guaratinguetá e de Botucatu pela lei nº 61.

1872 – a capela de São Pedro, no município de Lençóis é elevada à categoria de freguesia, com o nome de Santa Cruz do Rio Pado, pela lei 77.

1875 – É criada por lei desta data a Comarca de Limeira.

1897 – Falece, em Tremembé, o Desembargador Aureliano de Sousa e Oliveira  Coutinhho, professor da Faculdade de Direito. (Folha de São Paulo)

1905 – Orientado pelo chamado “Teoria havanesa”, já demonstrada em São Paulo por emílio Ribas e Pereira Barreto, Oswaldo Cruz inicia, no rio de Janeiro, o combate à febre amarela. (Estado de São Paulo)

1927 – Morre, no rio de Janeiro, Martim Francisco Ribeiro de Andrada, o terceiro. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1963 – Com a participação de cêrca de 1800 atletas, componentes de 23 delegações, são inaugurados, no Estádio do Pacaembu, na Capital, os IV Jogos Pan-americanos. (Dos jornais)

1965 – realiza=se homenagem à memória de Monteiro Lobato, junto ao seu túmulo, no cemitério da Consolação, promovida pela comissão Executiva da “Semana Monteiro lobato”. (Resenha de 1965, do Diário Popular).