Efemérides – 19 de abril

1648– Primeira batalha dos Guararapes – O pequeno exército com que o General Barreto de Meneses saíra no dia 18 a esperar os holandeses, constava de 2.200 homens, comandados por Vidal de Negreiros, Fernandes Vieira, Camarão, Henrique Dias e Antonio da Silva. O exército do inimigo, dirigido pelo General Siegemundt von Schkoppe, compunha-se de 4.500 homens, segundo Netscher. Os nossos tomaram a ofensiva, investindo os regimentos inimigos e lograram rompê-los. A batalha durou cinco horas e foi das mais sangrentas de que há notícia, a considerar como pequenas foram as fôrças que nela se empenharam. A participação oficial holandesa declarou a perda de 515 mortos e 523 feridos, quase todos deixados no campo.  O General Schkoppe recebeu ferimento grave, e 74 dos seus oficiais, incluindo comandantes, com exceção de um, ficaram fora de combate. Do nosso lado, contaram-se 80 mortos e 400 feridos. O inimigo perdeu 33 bandeiras e estandartes e abandonou duas peças na retirada. Ficou morto no campo o Coronel Haus, priusioneiro o Coronel Keerweer, e feridos os Coronéis Hautijn e van Elts. (Efemérides Brasileiras -Barão do Rio Branco)

1774 – Nasce, em Santos, Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Silva. Bacharel em matemática pela Universidade de Coimbra. Foi, em São Paulo, inspetor das minas, membro do governo provisório de 1821 e deputado pela Província de Minas, deputado à assembléia constituinte pela Província do Rio de Janeiro e ministro da Fazenda. Com a dissolução da constituinte, em 1823, foi preso e deportado para a França; em 1837, foi eleito deputado por São Paulo e novamente ministro no segundo Império. Faleceu a 3 de fevereiro de 1844. (C.Paulistano e Apontamentos – A.Marques)

1826 –  D. Pedro I nomeia os primeiros membros do Senado. Couberam a São Paulo 4 cadeiras, de que foram ocupantes D.Francisco de Assis Mascarenhas – Conde de S.João da Palma, Dr. José Feliciano Fernandes Pinheiro, D.José da Silva Coutinho- Bispo do Rio e Lucas Antonio Monteiro de Barros. (C.Paulistana e Cron paulista – J.Ribeiro)

1853 – É nomeado senador por S.Paulo o Dr. José Antonio Pimenta Bueno -Marques de São Vicente. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1861 – A capela curada de Patrocínio de Santa isabel é elevada à categoria de freguesia.

1877 – Pela lei 21,  a cidade de Constituição, que recebera esta denominação em homenagem à Constituição Portuguesa, de 1821, retorna à sua primitiva denominação – Piracicaba.

1879 – Decreto referendado pelo sr. conselheiro Carlos Leoncio de Carvalho, como ministro dos negocios do Imperio, estabelecendo o ensino livre nos nossos cursos superiores, posto logo em execução nas disposições que não dependessem do poder legislativo (Ephemerides Nacionaes -Teixeira de Melo- 1889)

1887 – Moji Guaçu passa à categoria de município, pela lei nº 16.

1935 – Chega a São Paulo, para proferir conferências, Jiddu  Krishnamurti, teósofo indu. Funda, na Capital a Instituição Cultural Krishnamurti. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1947 –  Falece, em São Paulo, Benedito Carneiro Bastos Barretos, que, com o pseudônimo de Belmonte, celebrizou-se no Estado e mesmo no Exterior, como caricaturista e escritor. Foi o criador da figura de “Juca Pato”. Pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

1953 – é inaugurada a Escola de Engenharia de São Carlos. (Estado de São Paulo)

1966 – Começa  a funcionar, na Capital, devidamente autorizada, a exemplo de outras no estrangeiro, uma agência matrimonial com 14.700 inscrições, das quais 8.400 mulheres, instalada à Av.Ipiranga, 952.

1966 – Instala-se na Capital, com 350 participante, o “Congresso Pan-Americano de Conservação do Solo”. (Estado de São Paulo).