Efemérides – 18 de abril

1563 – Os Padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, em dois barcos de José Adôrno, partem de São Vicente para Iperoig, com a finalidade de negociar a paz com os tamoios. (Cartas dos primeiros jesuítas- 3º vol. pág. 565)

1648 – perante a Câmara de São Paulo, toma posse de Tesoureiro da Casa da Moeda de São Paulo, Bartolomeu Fernandes de Faria. (A.Taunay)

1657 – A freguesia de Nossa Senhora da Candelária de Itu, antiga Capela de Nossa Senhora da Candelária, é elevada à categoria de vila, por provisão do ouvidor Miguel Cabelo de Vasconcelos. Essa prerrogativa já tinha sido atribuída a Itu, em 1653, pelo Capitão-mor de São Vicente, Gonçalo Couraça de Mesquita, tendo sido, porém, esse ato julgado arbitrário e ilegal, por protesto das Câmaras de São Paulo e de Parnaíba. (Cron.Paulista – J.Ribeiro e Enciclopédia dos Municípios – IBGE).

1662 – O paulista Francisco Dias Velho parte, com a família e 500 índios, de São Paulo, para instalar-se no Pôrto de Patos, em Santa Catarina, fundando o povoado de Nossa Senhora do Destêrro, atual Florianópolis. (Cron.Paulista – J.Ribeiro e Hist. das Bandeiras Paulistas – Afonso d’E.Taunay)

1721 – Por determinação de S.Majestade, o Senado da Câmara, para que os Pires e os Camargos se reconciliasse, toma providência no sentido de que elementos das duas famílias servissem no mesmo Senado. (Cron.Paulista-J.Ribeiro e C.Paulistano)

1828 – O presidente Tomás Xavier Garcia passa o governo da Província ao vice-presidente, Bispo Dom Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade, que ficaria no cargo até 5-10-1828.

1855– É autorizada, por lei, a construção de um lazareto, para 200 doentes, na Fazenda Santana. Não foi levada a efeito a construção por falta de recursos. (Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1855 – É autorizada, por lei, a ereção de monumento comemorativo da Independência, no local da proclamação, por meio de subscrição (Azevedo Marques)

1863 – A vila de Nossa Senhora das Dores de Tatuibi, atual Limeira, pela lei número 13, é elevada à categoria de cidade. (Enciclopédia dos Municípios – IBGE)

1870 – Por lei provincial, é autorizada a construção de uma cadeia, na Capital, nos terrenos contíguos à Penitenciária, sendo posteriormente,m declarado de utilidade pública, para esse fim, terreno pertencente ao Convento da Luz. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1872 – Pela lei provincial número 54, é concedida garantia de juros de 7%ao ano sobre o capital da linha, em trecho paulista, da Companhia de Estrada de Ferro de Resende a Areias. Só foi construído o trecho do Barreiro a Surubi, com 38 quilômetros, de há muito com trilhos arrancados (Hist. da Viação Paulista – A.Pinto)

1873 – Convenção do Partido Republicano, em Itu, de que adveio, segundo Taunay, para a localidade, a denominação de Meca Republicano. Segundo outros, essa denominação foi dada a Campinas.

1881 – Nasce, em Taubaté, o escritor José Bento Monteiro Lobato, falecido na Capital a 4 de julho de 1948. Existem mais de duas centenas de edições das obras de Monteiro Lobato. Além de escritor, teve, no Brasil, notáveis iniciativas, em realce a da defesa do petróleo brasileiro (Monteiro Lobato – Edgard Cavalheiro)

1932 – Tem lugar, em São Paulo, em casa de Leôncio Néri, uma reunião de caráter conciliatório a que comparecem o General Góis Monteiro, elementos da Frente única e representantes do Partido Popular Paulista. Não teve, porém, resultado. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite).