Efemérides – 17 de abril

1635- Determina a edilidade afixação de edital proibindo a venda de aguardente aos negros às quintas e sextas feiras santas. (Correio Paulistano)

1762 – São convocados pela edilidade quatro mercadores da cidade para se encarregarem das festas reais que se realizavam pelo Espírito Santo, nas quais se incluía a”função de touros”.(Correio Paulistano)

1768 – O morgado de Mateus, capitão-general, nomeia Simão Barbosa Franco para escolher o local onde deveria ser começado o povoado de Itapetininga.

1794 – Nasce, na Alemanha, Karl Friedrich Philipp von Martius, que, em companhia do zoólogo Johan Baptista von Spix, veio ao Brasil no séquito de D.Leopoldina, primeira imperatriz do Brasil. Ainda de parceria com  von Spix, escreceu o livro “Reise in Brasilien” (Viagem pelo Brasil).” (Do livro “Viagem pelo Brasil” – von Martius e von Spix)

1797 – Nasce, em Mariana, Minas Gerais, o Conselheiro José Joaquim Fernandes Tôrres, professor da Faculdade de Direito de São Paulo (Folha de S.Paulo).

1846 – Nasce, em Araraquara, o professor Rafael Correia da silva sobrinho, da Faculdade de direito de São Paulo.(Folha de S.Paulo)

1860 – O desembargador Policarpo Lopes Leão, baiano, assume a presidência da Província, governando-a até 22-10-1860.(Cron.paulista – J.ribeiro e Correio Paulistano).

1873 – É inaugurada e aberta ao tráfego a linha entre Jundiaí e Itu, da Companhia Ituana, da qual era presidente o Dr. José Elias Pacheco Jordão. (Hist. da Viação em São Paulo – A.Pinto)

1874 – É criada a comarca de Capivari. (Folha de São Paulo)

1875 – São criadas as comarcas de Jundiaí, Queluz e São Luiz do Paraitinga. (Folha de São Paulo)

1875 – Morre, na Capital, Antonio da Silva Prado. nascera a 13 de junho de 1788, na Capital. Foi, em 1825, capitão-mor da Cidade de São Paulo. Em 1842, por ocasião da Revolução Liberal, manifestou-se fiel ao Governo Geral, pelo que foi agraciado depois, com o título de Barão de Iguape. (Estado e Apontamentos- A.Marques)

1886 – Lei que autoriza o presidente da província a abrir concorrência para o serviço de iluminação a gás da Caiptal.(Correio Paulistano)

1887 – É transferida aos herdeiros do Coronel Henrique Isodoro Xavier de Brito, por decreto, a concessão para lavrar outro e outros minerais em Saputu, comarca de Xiririca. (Cron.Paulista – J.Ribeiro).

1891 – O presidente do Estado Dr. Américo Brasiliense de almeida Melo, resolve nomear pessoal para instalação de um museu que o Estado pretende fundar sob o nome de Museu paulista. (Guia da Seção Histórica do Museu  Paulista – A.Taunay)

1923 – Realiza-se em Itu, no 50º aniversário da convenção Republicana, a inauguração do Museu Republicano, instalado no histórico sobrado em que se reuniram convencionais de 1873.

1966 – Tem início, em Taubaté, a XIV-Semana Monteiro Lobato, com novas homenagens à memória do grande escritor, nascido nessa Cidade, na Chácara do Visconde, em 18-4-1882. (Estado de  17-4-66)