Efemérides – 19 de maio

1736 – É arrematada a construção da ponte de Pinheiros pelo preço de noventa e nove mil réis  por José Peres Bueno.

1842 – Sob o comando de Caxias, partem do Rio de Janeiro para Santos, as primeiras tropas enviadas pelo Governo para combater a insurreição dos liberais de São Paulo (Efemérides Brasileiras – Barão do Rio Branco)

1852 – Assume o governo de São Paulo, na qualidade de Vice-Presidente, o Dr. hipólito José soares de souza, que serviria até 12 de setembro do mesmo ano. substitui o presidente conselheiro José Tomás Nabuco de Araújo, baiano, no governo desde 27 de agosto de 1851. (IV Centenário da Fundação de SP)

1862 – Por ato legislativo, é autorizado o Governo a contratar com o engenheiro D.M.Fox a exploração do Rio Paraíba, desde a freguesia da Escada (hoje Guararema), até à povoação de Cachoeira, município de Lorena, para o reconhecimento de sua navegabilidade e das obras necessárias e bem assim os estudos de uma estrada de ferro a tração animada ou de rodagem, que, partindo de Zanzalá (entre São Bernardo e Rio Grande, a antiga estrada Vergueiro de São Paulo a Santos) ou outro ponto da estrada inglesa até a citada freguesia da Escada, passando por Moji das Cruzes (hist. da Viação Pública de SP – A.Pinto)

1869 – Assume a presidência da Província o vice-p´residente, conselheiro Vicente Pires da Mota, que ficaria no governo até 30 de julho de 1869.

1869 – Diversos cidadãos, a convite de Antonio Pompeu de Camargo, na cidade de Campinas, fazem surgir a benéfica e importante instituição – Colégio Culto à Ciência.

1876 – Aparece, nesta Capital, o 1º número de “A República” órgão do Clube Republicano Acadêmico, sendo redatores: Laurindo Pita, Antonio Lara da Fontoura Palmeira, Joaquim Vaz do Amaral, José A. de Paula Sousa, Salvador Leite de C. Penteado, José G. Pinheiro Machado e Brasílio Rodrigues dos Santos. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1889 – Vítima da epidemia de febre amarela que assola Campinas, falece em itu, para onde seguira já atacado do mal, o Dr.João Guilherme da Costa Aguiar. Como médico que era, dirigira o Hospital Italiano, depois de haver sido um dos diretores do Hospital Municipal de Campinas. Morre aos 33 anos.

1897 – Dourado é elevada á categoria de município pela lei 502.

1921 – O Estadista italiano, natural de Palermo, Vitor Emanuel Orlando, visita o interior do Estado de São Paulo. (jornais)

1934 – São criadas as Comarcas de Birigui, Cafelândia e Cruzeiro (Jornais)

1936 – Falece, em São Paulo, o senador Antonio de Lacerda Franco (Jornais)