Efemérides – 18 de maio

1641 – A Câmara de São Vicente convoca a de São Paulo a que admita outra vez os jesuítas debaixo de certas condições, à vista das perseguições e prisões que estavam alguns do povo sofrendo por causa da expulsão.A Câmara e o Povo de São Paulo respondem que aceitam a volta dos padres com condições escritas e assinadas, mas, no dia seguinte (19), revolta-se o povo por lhes haver constado que os padres não queriam assinar quaisquer condições, pelo que exige que os oficiais da Câmara se reúnam imediatamente e risquem o assento tomado na véspera, sob pena de lhe tomarem as varas. Disto se lavrou auto no livro de vereanças. (Crônicas de Azevedo Marques).

1697 – O padre Dr. Guilherme Pompeu de Almeida, natural de Parnaíba e filho do capitão-mor do mesmo nome, faz doação por escritura desta data à Capela de Nossa Senhora da Conceição, ereta na sua fazenda de Araçariguama, de dois currais com terras e sítio em Ituguaçu, da mesma fazenda três moradas de casa em Parnaíba, toda a prata lavrada e 101 escravos do gentio da terra, cuja doação ratificou em seu testamentos, escrito a 30 de janeiro de 1710, elegendo para administradores de seus bens e capela os padres da Companhia de Jesus do Colégio de São Paulo, aos quais lega também a sua livraria.(Cartório de Notas de Parnaíba, livro de notas de 1697) (Cronol. de Azevedo Marques)

1801 – Carta Régia determinando ao Governador que não conceda sesmaria a pessoa alguma sem que o sesmeiro se obrigue a cultivar alguma parte dela com arado, assim como não se embarace a entrada de povoadores do Rio de Janeiro, de São paulo e de Santa Catarina que se encarreguem de ensina o modo por que se debe trabalhar com o mesmo arado (Cron.Paulista -J.,Ribeiro)

1801 – Carta Régia nomeando José Bonifácio de Andrada e Silva intendente geral das minas de Portugal e domínios e como encarregado de administração das minas e fundição de ferro de Figuerés  dos vinhos e inspetor das matas e sementeiras florestais, com a pensão vitalícia de oitocentos mil réis anuais (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1842 –  Irrompe a Revolução liberal da Cidade de Itu, sendo aclamado presidente da Província o Coronel Rafael Tobias de Aguiar, entrando na cidade 140 homens a cabalo, que foram de Sorocaba. O movimento estende-se às vilas de Capivari, Porto Feliz, Pirapora. Itapetininga e Campinas (Resumo citado por Azevedo Marques ; Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1842 – Nasce, em Santos, Joaquim José Vieira de Carvalho, catedrático da Faculdade de Direito de São Paulo (Folha de São Paulo)

1850 – decreto Imperial nomeando Juíz Municipal de órfãos de Moji das / Cruzes e Santa Izabel,m o Deputado Dr, Salvador José Correa Coelho. (Isaac Grinberg – Hist. de M. das Cruzes)

1861 – É sagrado, em petrópolis, o 7º Bispo de São Paulo, Dom Sebastião Pinto do Rêgo.

1862 – Nasce em Campanha (Minas Gerais), João Pedro da Veiga Filho, que, diplomado pela Faculdade de Direito de São Paulo, viria a ter, na Província e no Estado, destacada atuação como político (vereador e deputado em várias legislaturas), escritor e professor dessa mesma Faculdade  e fundadora da Escola de Comércio Álvares Penteado. Falecido, na capital, a 9 de março de 1911(Folha de São Paulo)

1867 – A coluna expedicionária brasileira, que invadira o Paraguai, sob o comando do Coronel Carlos de Morais Camisão, empreende a memorável Retirada da Laguna. O corpo Policial Permanente, futura Força Pública de São Paulo, tomou parte nessa epopeia de abnegação e de patriótico sacrifício. (Espírito Militar Paulista -Pedro Dias de Campos)

1885 – O conselheiro José Luiz de Almeida couto, baiano, passa o Governo da Província ao Dr. Antonio de Sousa queirós Filho, vice-presidente, que nele ficaria até 2 de setembro, quando o transmite ao Dr. Elias Antonio Pacheco Chaves. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1889 – É publicado, na Capital o 1º número da “Folha Acadêmica” sob direção e redação de uma brilhante plêiade de moços acadêmicos. (Cron.; Paulista – J.Ribeiro)

1896 – É instalado na Escola Normal da Praça da República, atual Instituto de Educação Caetano de Campos, o Jardim da Infância. (Estado 10-05-66)

1898 – Nasce, em  Rio Claro, Antonio de Siqueira Campos, que, como tenente do Exército, foi um dos “Dezoito do Forte de Copacabana” e, depois participante da revolucionária Coluna Prestes. Faleceu a 10 de maio de 1930 (Diário de São Paulo).

1929 – É instalado o município de Guaíra, antigo povoado de Corredeira. A elevação à categoria de município verificou-se pela lei 2.328 de 27-12-1928. (Estado 17-5-66)