Efemérides – 20 de maio

1516 – representação da Câmara da vila de São Paulo ao Governo da metrópole, pedindo armas para a defesa contra os contínuos ataques dos índios selvagens, e bem assim que o produto dos dízimos seja fasto em fortificar-se a vila, como, também, que venham degredados  para povoar a Terra , mas que não sejam ladrões. (Hist. da Cid. de São Paulo – A.Taunay)

1561 – O Capitão Brás Cubas estabelece uma fazenda ou sítio no lugar em que alguns anos depois teria início a povoação de Moji das Cruzes.(Cronicas-Azevedo Marques)

1697 – Em obediência à ordem régia de 1695 para ter curso o dinheiro cunhado na nova Casa da Moeda da Bahia, depois de lutas e dissenções causadas pela medida, dá-se baixa ao dinheiro, para ter início a partir de 6 de junho (Corpus Cristi) o novo  curso. (Hist. da Cid. de SP – A.Taunay)

1733 – O Conde de Sarzedas, governador da Capitania, escreve ao governador fluminense, Milton de Campo Manuel de Freitas Fonseca, protestando contra as dificuldades opostas pelos jesuítas da Santa Cruz aos abridores da estrada entre São Paulo e Rio de Janeiro ( Estudos da hist. Paulista- A.Taunay)

1757 – Toma conta do Governo da praça de Santos Alexandre Luís de Sousa Meneses, também investido da administração de São Paulo mas em dependência com a do Rio de Janeiro (Hist. da Civ. Paulista – A.leite)

1762 – No Convento do Carmo, em Moji das Cruzes, conforme revela D.Duarte em seu livro “Notas de história Eclesiástica”, reúnem-se os irmãos, sob a presidencia do prior domingos Fernandes da Cruz, a fim de escolherem alguém que vá à procura do irmão José de Faria Rainho, que há cerca de 14 ou 15 anos saíra com o Menino Deus em direção às “Minas de Goiazes”, a fim de tirar esmolas para a Ordem. É escolhido o irmão Manuel de Siqueira Alonso, que parte logo a seguir (Isaac Grinberg- Hist. de M. das Cruzes)

1821 – Eleição na paróquia da Capital de São paulo de 31 compromissários para nomearem eleitores, que teriam de eleger deputados para as Côrtes Gerais e Constituintes do Brasil (Cronica-A.Marques)

1824 – Nasce, na vila de Pindamonhangaba, o Conego Tobias da Costa? Rezende, que viria a falecer çn a avançada idade de 74 anos, a 7 de agosto de 1898. Foi coadjutor e depois pároco de Pindamonhangaba, e Inspetor literário do Distrito. Exerceu vários cargos de eleição, como vereador da Câmara Municipal e deputado provincial, em dois triênios. Era membro do partido Conservador, no tempo do Império e, com a proclamação da República retraiu-se dedicando-se exclusivamente à vida sacerdotal (Cron.Paulista j.Ribeiro)

1833 – Começo da execução, na  província de São Paulo, do novo Código do Processo Criminal (Cronicas-A.Marques)

1840 – É fundado por gente de Sorocaba, tendo à frente Vicente Garcia, o povoado de Nossa Senhora de Piedade, atual Piedade (Estado 20-5-66)

1850 – Em Itu, é batizado José Ferraz de almeida Junior, nascido no dia 8 do mes e ano, nessa cidade. Dedicou-se à pintura, revelando-se notável artista, deixando extensa galeria de quadros, que ainda hoje se destacam pelo realismo impressionante de suas figuras. Frequentou a Academia de Belas Artes do rio de Janeiro, sendo laureado com a grande medalha de ouro, tendo já então recebido como recompensa à sua aplicação, outras seis pequenas medalhas e premios de viagem à Europa, estudando em Paris – (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1887 – É nomeado comandante do Corpo Policial Permanente da Província o tenente-coronel Francisco de Castro Canto e Melo ( A Força Pública de SP – E.Andrade e Hely Cãmara)

1889 – A cidade de Limeira é abandonada por sua população, aterrorizada pelo flagelo da febre dde mau caráter (febre amarela) que ali se desenvolve. Comércio paralisado, fôro suspenso, a vida ativa e laboriosa de seus habitantes completamente entorpecida. O Dr. Andrade e Silva, médico ilustra e voz autorizada é que aconselha esse êxodo para evitar o recrudescimento da epidemia (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1930 – Morre, na Capital, o escritor e jurisconsulto dr. Alfredo Pujol (Estado 20-5-66)

1947 – Eclipse total do sol, visível no Brasil, na Cidade de Bocaiuva, SP (jornais)

1950  – É fundada, em São Paulo, a Faculdade de Filosofia Sedes Sapientiae ( O Estado 20-5-66)