Efemérides – 17 de maio

1642 – É proibido que saiam, da Vila de São Paulo, prata e outros metais que representem valores. Nessa época, as moedas escasseavam e as que haviam eram economizadas, já não como propriedade individual, senão como verdadeiro tesouro da comunidade (Jornais)

1732 – Em vereança, escreve-se da Câmara da Cidade de São paulo à Câmara da Vila de Parnaíba, cobrando-se-lhe trinta mil réis da ponte de Pinheiros (Estado 17-5-66)

1791 – Nasce o Brigadeiro Bernardo José Pinto Gavião Peixoto, filho do Marechal José Joaquim da Costa Gavião Peixoto natural do Além-Tejo, e de sua esposa, a Paulista dona Maria da Anunciação Pinto de Moraes Lara. Tomou parte nas campanhas do Sul, de 1817 a 1821, como cadete, galgando todos os postos, por ato de bravura, até Coronel, reformando-se como brigadeiro. Exerceu vários cargos de eleição popular e administrou a Província de São paulo, como seu presidente, de  2 de agosto de 1836 até 12 de março de 1838 e, como Vice-Presidente, desde 5 de novembro de 1847 até 15 de maio de 1848. Foi deputado provincial e exerceu o mandato de deputado geral por São paulo nas 6ª e 7ª Legislaturas., (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1842 – Chefiada pelo Brigadeiro Tobias, tendo a colaboração dos Senadores Feijó e Vergueiro, dos Andradas, paula Souza, Ramalho, Rodrigues dos Santos, estala, em Sorocaba a Revolução Liberal. O movimento, já em preparação desde 10 de maio, em combinação com destacadas figuras de Minas e Rio Grande do Sul, é logo atacado pela ação fulminante do Barão de Caxias enviado pelo Ministro da Guerra, José Clemente Pereira, depois do aviso do Presidente da província, Barão de Monte alegre, que, prevenido por traidores, vinha acompanhando o movimento dos conspiradores ( Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1844 – Nasce, na cidade fluminense de São joão da Barra, Antonio Caetano de Campos, que viria a ser grande educador e, em São Paulo, diretor da Escola Normal da Praça da república, atual Escola Caetano de Campos.

1873 – O Dr. João Teodoro Xavier, Presidente da província, apoiado em dispositivo legal, desapropria, por utilidade pública, uma casa residencial e terrenos pertencentes à Dona Maria Joana da Luz, para  prolongamento da Rua 25 de março. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1888– O Presidente da Província aprova a planta executada pelo engenheiro Puca, para a avenida que partindo do Ipiranga em linha reta, vá à igreja do Brás, atravessando a Rua da Mooca (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1934 – Fundação da Estância hidro Mineral “Águas de São pedro” por Carlos Patrício Carreta, Antonio Albino Ribeiro e Joviano Nouvier, conforme escritura desta data, no 2º ofício da Comarca de São Pedro.

1944 – Falece, em São Paulo, o Reverendissimo Padre Dr. Cicero do Revoredo, que foi Vigário da Paróquia de Moji das Cruzes, cerca de 9 anos ( Isaac Grinberg – hist. de M. das Cruzes)

1945 – Falece, na Capital, Armando de Sales Oliveira, ex-governador do Estado, que estivera exilado por motivo de sua oposição ao ditador Getúlio Vargas.