Efemérides – 16 de maio

1818 – Bento Manuel Ribeiro, paulista de Sorocaba, comandando tropas escolhidas de São Paulo e do Rio Grande do Sul, com um efetivo de apenas 600 homens de cavalaria, entra em Arroio de La China (hoje Concepcion del uruguai) e apodera-se dos navios inimigos e dos depósitos de munição, derrotando 1300 entrerianos, fazendo 366 prisioneiros, entre os quais o Coronel Gregório de Aguiar. (Efemérides Brasileiras- Barão do Rio Branco)

1839 – é elevada à categoria de Capela curada o povoado do município de Rio Claro, denominado Serra do Itaqueri, atual Itaqueri da Serra, que passou para o município de Itirapina (antigo Morro Pelado) (Cronol. Paulista -J.Ribeiro e distritos de Paz do Estado)

1845 – Nasce, no Rio de Janeiro, João Pereira Monteiro que viria a ser em São Paulo, professor e diretora da Faculdade de Direito (Folha de São Paulo)

1848 – Deixa a presidência da Província o vice-presidente Bernardo José Pinto Gavião peixoto, que vinha governando desde 5-11-1947.

1855 – José Antonio Saraiva, tendo governado a Província menos de onze meses, passa o poder ao vice-presidente Dr. Antonio Roberto de Almeida. Foi, essa, uma época de rápida permanências. De 1856 a 1865, estiveram no Governo de São Paulo, nada menos de oito presidente e cinco vice-presidentes (Hist. da Civ. paulista -A.Leite e hist. da Cid. de SP – A.Taunay)

1867 – O 21º batalhão de infantaria da linha de São Paulo, o corpo de cavalaria de Goiás e o corpo policial permanente de São Paulo, atacam, de surpresa, o acampamento paraguaio próximo a Laguna, conseguindo impor-se ao adversário. Era a primeira vitória da Coluna do Coronel Carlos de morais Camisa]o, que realizaria, depois a famosa Retirada da Laguna. (Espírito militar Paulista – pedro Dias de Campos).

1880 – Júlio Ribeiro, então redator-chefe da “Gazetea do Povo” dirige ao presidente da Província, pedido de garantia contra a agressão de que o estava ameaçando um major de urbanos, por motivo de ter publicado artigo sobre os sucessos na noite de 12 o m~]es (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1902 – A Comissão designada pelo IHGSP, integrada por Teodoro Sampaio, Derby, Antonio de Toledo Piza, João mendes Junior e Manuel Pereira Guimarães, para optar teria sido ou não João Ramalho analfabeto,. depois de acurados estudos declara que, a seu ver. Ramalho não sabia escrever o próprio nome; usava sinal para assinatura (João Ramalho e Santo André da Borda do Campo – A.Taunay)

1906 – Circula na Capital, o primeiro número de “A Gazeta”(Folha de São Paulo)

1917 – O Prefeito de Moji das Cruzes promulga lei da Cãmara que torna obrigatório o ensino em todo o município, arbitrando multa para os faltosos. (Isaac Ginberg – Hist. de M. das Cruzes)

1970 – São recebidos como  sócios do IHGSP os senhores: José Honório Rodrigues (Correspondente Nacional);Antonio Henrique d’Araujo Stott HOwarth (correspondente Internacional), Homero silveira (titular) e Ana Maria de Almeida Camargo (Titular)