Efemérides – 15 de maio

1555 -Chega a São Vicente o venerável Padre Luiz da Grã, a fim de reunir-se aos seus dois companheiros, Padre Manuel de Paiva e José de Anchieta, para prosseguirem na catequese dos índio (Cronicas de Azevedo Marques)

1716 – A Vereança da  Câmara de São Paulo delibera  eleger novo vereador para substituir Alferes Augustinho Dias que iria fazer longa viagem marítima. (Jornais)

1728 – Os edis chama o juiz do ofício de sapateiro Francisco Xavier e reclamam contra o preço dos sapatos, que estavam muito caros, estabelecendo o preço de 5 patacas. Não concordando, este requer substituto, alegando que, com aquela medida, não lhe convinha trabalhar. (Jornais)

1730 – Parte de Cuiabá para São Paulo a monção do ouvidor Antonio Alves Lanhas peixoto que seria destroçada pelos paiaguanos, morrendo Lanhas peixoto e mais 100 monçoneiros. (hist. das Bandeiras Paulistas 3º vol.)

1734 – Em ofício ao Presidente da província, a Câmara denuncia evasão de rendas: de acordo com a lei, toda rês que fosse desta Vila (Moji das Cruzes) para Santos, pagaria 12 vinténs por cabeça. Acontece, entretanto, que os negociantes estão levando suas reses por outro caminho a fim de não pagarem o imposto. Pedre providências policiais. (Isaac Grinberg – Hist. d M. das Cruzes)

1818 – O General Bento Manuel Ribeiro, paulista de Sorocaba, derrota à margem do Uruguai, em Entre Rios o coronel Gregório Aguiar, na Galera do Barquim, e o Tenente-coronel Faustino Tejera, Peruche-berna. (efemérides Brasileiras-Barão do rio Branco)

1860 – com a presença do Desembargador Policarpo Lopes de Leão, Presidente da província, e de grande concorrência de povo, em santos, são iniciados os trabalhos da Estrada de Ferro de Santos a Jundiaí. esses trabalhos se completariam em 18678, sob orientação de um grupo de ingleses e com o afastamento do Barão de Mauá, do marques de São Vicente e do Marquês de Monte alegre, que na verdade, como concessionários, foram os iniciadores da execução do projeto, adquirido da viúva do prussiano Frederico Fomm. Esse cometimento de Mauá influiu decisivamente no descalabro financeiro da Casa Mauá. O grande brasileiro relata, na sua auto-biografia, as causas desse desastre financeiro que advieram principalmente da intervenção, no negócio da firma Rotchschild & Sons. (Auto biografia de Mauá; Hist. da Civ. Paulista-A.Leite)

1875 – Nasce em Itapetininga, o General Ataliba Leonel, falecido em Piraju a 29 de outubro de 1934.

1886 – é recolhido à cadeira da Capital, procedente de São Simão, o facínora Francisco pereira das Chagas, vulgo Mutuca, acusado ter assassinado, para roubar, um negociante de gado, havendo retalhado o cadáver da vítima, cozendo os pedaços numa panela e os enterrando em diversos lugares (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1887 – Aparece o primeiro número de “Tentâmen”, pequeno jornal redigido por A.Mendes e Jarbas Guaianás.(Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1895 – Lei Municipal autoriza a construção de um cemitério na freguesia da Penha de França.

1896 – Nasce, em São Paulo, o caricaturista, escritor e jornalista, Benedito Bastos Barreto, conhecido como “Belmonte”

1898 – É instalado o município de São João de Itatinga, atual Itatinga.

1948 – Falece, nesta Capital, Bento de Abreu Sampaio Vidal, lavrador, político, financista e parlamentar. Era natural de Campias (O Estado)