Efemérides – 14 de maio

1633 – A Câmara Municipal da Vila de São Paulo expulsa do seu seio o procurador Geraldo da Silva, por exercer a profissão de “Oficial mecânico indigno do Mandato”. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1652 – As Cãmaras de Santos e de São Paulo guerreiam-se mutuamente por motivo do monopólio de sal na cidade praieira dificultando com seus preços extorsivos, a vida em São Paulo, cuja Câmara, em represália, proíbe a exportação de farinhas e de carne para o litoral . (Hist. da cidade de São paulo – A.Taunay)

1653 – É assinado termo na Câmara de São vicente, por oficiais e homens bons do povo, com os padres jesuítas, ratificando ajuste de 12 do mês em São Paulo, pelo qual os ditos padres eram restituídos aos seus Colégios na Capitania. (Hist. das Bandeiras Paulistas – 1º vol.; Expansão dos Jesuítas de São Paulo – Pedro Taques)

1708 – Os padres jesuítas Antônio da Cruz, superior e Tomás D’Aquino, fazem sua entrada na antiga vila de Paranaguá e aí são recebidos pelo povo, com mostras de alegria e, debaixo  d pálio, conduzidos à Igreja Matriz, onde é cantado solene “Te Deum”(Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1814 – Na vila de Curitiba, comarca de São Paulo, nasce o Dr.João da Silva Carrão. Formado pela Faculdade de Direito de São Paulo, após concurso foi nomeado lente da mesma Faculdade,, deputado à Assembléia Geral legislativa em várias legislaturas e senador pela província de São Paulo. Advogado e jornalista, redigiu o “Novo Farol paulistano”, 1835, “o Ipiranga” em 1840, e o “Americano” em 1844. Foi presidente das Províncias do pará e de São Paulo. Faleceu no Rio de Janeiro em 1888. (Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1818 – Tropas de São Paulo colaboram nas operações vitoriosas, no Uriguai, unidas com outras do Rio Grande do Sul. São condizidas pelo paulista e sorocabano Bento Manuel Ribeiro, depois general e, mais tarde, marechal do Exército. Durante a noite, na Vuelta de São José, atravessaram o rio Uruguai e destruíram as baterias que Artigas fizera levantar na margem direita, território de Entre Rios. (Hist. da Civ. Paulista -A.leite; Efemérides Brasileiras – Barão do Rio Branco).

1842 – O Presidente da Província Barão de Monte alegre, comunica ao Ministro da Guerra, José clemente Pereira, o rompimento da sedição em Sorocaba e pede remessa de fôrças com urgência. (Cron. Azevedo Marques)

1852 – É instalado, na Capital, o hospício de alienados, sendo presidente da Província José Tomás Nabuco de Araujo. O nosocõmio foi criado pela lei provincial de 12 de setembro de 1846 (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1855 – A Câmara Municipal da Capital pede ao governo, como auxílio, um adiantamento de cinco conto de réis a dim de poder mandar fazer os passeios das casas “dos proprietários pobres” ou do que desejassem encarregr a Cãmara de “fazer ua festada” na Rua Direita, visto o mesmo governo ter mandado macadamizar a dita rua e ‘não possuir” a mesma Câmara os fundos preciso. (Cron. Paulista – J.P.Ribeiro)

1861 – Deixa a presidência da Província, o paraibano conselheiro Antonio José Henrique , que vinha governando desde 17-11-1860. Passa o governo ao vice-presidente Conselheiro Manuel Joaquim do Amaral Gurgel. (IV Cent. da Fund. de São Paulo)

1873 – Toma posse o Senador pela Província de São Paulo, Dr. Joaquim Floriano de  Godoi (Jornais)

1873 – É publicado, na Capital “O Constitucional”,órgão dos Acadêmicos Conservadores. (Cron.Paulista – J.P.Ribeiro)

1889 – Em Pindamonhangaba, é cantado solene “Te Deum”, em ação de graças pela libertação dos escravos oficiando o venerando Bispo Dom Lino (Cron.Paulista – J. P.Ribeiro)

1889 – Aparece na Capital, o ‘º número do “Estudo”, pequeno jornal do Clube Freire da Silva, sendo redator-chefe o acadêmico Alberto Gomes Cardoso de Melo. (Cron.Paulista- J.P.Ribeiro)

1943 – A Academia Brasileira de Letras, agracia com o premio “Ramos Paz”, o escritor paulista Afonso Schmidt, pela novem,a “O Irmão sem nome”. (jornais)

1943 – Inaugura-se  oficialmente a Bôlsa de Café e Mercadorias de Santos, instituída por Decreto do Interventor Fernando Costa (jornais)

1950 – Funda-se a Associação rual de Moji das Cruzes (Isaac Grinberg – Hist. de M. das Cruzes)