Efemérides – 13 de maio

1598 – Chega à Capitania, Diogo Gonçalves Laço, enviado da Bahia por Francisco de Sousa, administrador das minas então descobertas nas Serras do Jaguamimbaba, Jaraguá, Vituruna e Biraçoiaba. (Minas de São Paulo – Pedro Taques)

1666 – Dão começo ao povoado de Santo Antonio do Paraibuna, atual Paraibuna, com a construção de uma capela, sertanistas partidos de Taubaté. (Estado 13-5-66)

 1722 – Entre providências tomadas pelo Rei de Portugal para impedir o livre acesso às Minas de Cuiabá, está a ordem de vedação das três veredas,  que, de Moji das Cruzes, iam a Santos, ficando o trânsito permitido apenas pelo Caminho do Mar por uma picada de Santo Amaro a Itanhaém e por outra de Taubaté à Ilha Grande. (Issac Grinberg – Hist. de M. das Cruzes)

1762 – São intimados a comparecer ao Senado da Câmara de São Paulo vários artífices: – pedreiros, taipeiros, carpinteiros, etc. que exerciam a profissão irregularmente. Estavam todos os chamados oficiais mecânicos sujeitos à arregimentação de origem medieval, com juízes de ofícios e outros cargos. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1810 – Alvará criando o cargo de juíz de fora de São Paulo, sendo nomeado o Dr. Estevam Ribeiro de Rezende, depois, senador, conselheiro de Estado e Marques de Valença. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1825 – Aviso Imperial declara que o governo, mantendo a Constituição reprova a tentativa de estabelecer-se, em várias localidades de São Paulo, o regime absoluto. Ficou desta forma abortada a “Chichorrada” de Taubaté. (Cron.-Azevedo Marques)

1842 – Costa Carvalho, Barão de Monte Alegre, presidente da Província, valendo-se da navegação a vapor, já nesse dia punha o Gabinete da ?Côrte informado da revolução que irrompera em Sorocaba (Hist. da Cidade de São Paulo – A. Taunay)

1888 – O ministério conservador, presidido por João Alfredo, sanciona a “Lei Áurea”, que liberta inteiramente os escravos do Brasil, lei essa assinada pela Princesa Isabel, regente do Império. Concorreram para aprovação dessa lei dois ministros paulistas: Antonio Prado e Rodrigo Silva, ambos do Partido Conservador. (HIst. da civ.Paulista – A. Leite; Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1889 – Instala-se em Santos, o Asilo de Órfãos, mantido pela Associação protetora da Infância Desvalida.(Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1901 – Misael Anacleto de Sousa, natural de Minas, estabelece moradia nas paragens do alto rio Turvo, dando início ao povoado com a denominação de Monte Verde, que é a atual localidade de Cajobi. (Estado em 13-5-66 e Encicl. de Municípios brasileiros)

1925 – É instalado o município de Tanabi, antigo arraial de Tatuí. O município foi criado pela lei 2.009 de 23-12-1924

1927 – É instalado o município de Presidente Venceslau, criado pela lei 2.133, de 2-9-1926.

1958 – O governo do Estado, pelo decreto nº 32.230, cria em Franca o Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro II.

1967 – É  promulgada a nova Constituição do Estado, contendo 149 artigos e disposições transitórias em 19 artigos.

1967 – Chega a São paulo o Marechal Arthur da Costa e Silva, Presidente da República para fazer da Capital, por 5 dias,  sede Governo Federal.