Efemérides – 16 de junho

1695 – O Governador do Rio de Janeiro Sebastião de Castro Caldas, remete para Lisboa amostras de ouro do território, depois, chamados das Minas Gerais. As primeiras minas aí descobertas pelos paulistas foras as de Itaberaba, em 1694, depois a de Ouro Branco, na serra de Itatiaia, e as de Ouro Preto.

1696 – Sebastião de Castro Caldas, governador fluminense, comunica a D.Pedro II a descoberta de ouro no sertão de Taubaté, a 200 léguas das minas de Paranaguá. (Hist. das Bandeiras Paulistas -A.Taunay)

1698 – O vigário de Itu, Padre Felipe de Campos, benze e inaugura a Capela Nossa Senhora do Monte Serrate, construída pelo capitão Antonio Vieira Tavares a cuja volta surgiu o povoado de Salto de itu, atual Salto.

1721 – Antonio de Oliveira Leitão, bandeirante paulista, é decapitado na Bahia, para onde fora mandado pelo crime de ter morto a própria filha, em Vila Rica, num exagerado conceito de honra familiar. Fora condenado à morte na forca, mas invocando a sua qualidade de  pessoa nobre, recebeu o castigo pelo forma citada. (Hist. das Bandeiras paulistas – A.Taunay)

1808 – O Capitão-General Antonio José da Franca e Horta, com o fim de mobilizar um poderoso exército de observação, na  fronteira do rio Grande do sul, e não conseguindo que os paulistas se prestassem, voluntariamente, para o serviço militar, ordena forçado recrutamento, que foi feito com inaudito rigor, de envolto com clamorosa injustiça e crueldade. (Cronologia -J.Ribeiro)

1837 – Falece, no Rio de Janeiro, Francisco Bernardino Ribeiro, fundador e diretor do jornal “Voz Paulistana (1831), de combate à política de D. Pedro I. Fundara ainda, a Sociedade Filomática, nesta capital, cuja revista dirigiu. redigiu, também a folha “Novo Farol” (Imprensa Periódica -A.Freitas)

1856 – Nasce em Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, Manuel Pacheco Prates. Viria a bacharelar-se em Direito pela Academia de São Paulo e doutorar-se pela Universidade de Montevidéu. lecionaria Direito Romano na Faculdade de Porto Alegre (1900-1911) e Direito Civil, na de São Paulo, a partir de 1912. (A Congr. da Fac. de Direito -Waldemar Ferreira)

1857 – A Câmara Municipal da Capital solicita da presidência da Província seja conservado intacto o chafariz da Misericórdia (estava localizado no atual largo da Misericórdia),  por ser ele um monumento antigo a aformosear o lado em que está localizado. Foi autor da proposta o vereador João Dabney de Avelar Brotero.  Esse monumento foi, mais tarde, transferido para o largo de Santa Cecília. Desapareceu posteriormente.

1866 – Nasce, em Piracicaba, Paulo de Morais Barros, que viria a diplomar-se em medicina e a ingressar na politica, com destacada atuação nos âmbitos estadual e federal. Falecido a 15 de dezembro de 1940.

1867 – É inaugurado, em itu, o Hospital de Santa Casa de Misericórdia (Cronologia-J.Ribeiro)

1890 – A freguesia do Sapé de Jaú, no município de Jaú, é elevada à categoria de vila, com a denominação de Bariri, por decreto assinado por Prudente de Morais Barros, Governador do Estado, que tomou o número 60-A.(Decretos e Resoluções do governo provisório)

1892 – Nasce, em São Paulo, o jurista Vicente Rao. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Paulo (1912), e viria a ser Catedrático de Direito Civil da mesma Escola, mediante concurso. Ocuparia, ainda os Ministérios da Justiça e das Relações Exteriores. (A Congregação da Fac. de Direito – Waldemar Ferreira)

1892 – Circula o último número da folha monarquista reacionária”A Expiação”, suprimida pela polícia. Era seu diretor, embora não ostensivamente, Estevam Leão Bourroul.

1897 -Nasce, em Pernambuco, João Alberto Lins de Barros, que como oficial do Exército, viria  a ser, depois da Revolução de 1930, interventor federal em São Paulo, mantendo-se no cargo de 25 de novembro de 30 a 25 de julho de 1931. (Galeria Cronológica dos Governadores de São Paulo)