Efemérides – 15 de junho

1583 – A Câmara da Vila de São Paulo do Campo toma conhecimento de representação de seu procurador, na qual fica esclarecido que “hos moradores desta vila e povo dela padesião grande atormêto e fome de carne de vaca por rezão de sairem quas tods muitas vacas he bois na armada de sua majestade e nesta vila não havia morador que quizesse matar carnes nem nenhuma pª hobrigada a iso por quall rezão ho o povo peresia como dito hé”.

1719 – Em reunião com os procuradores das Câmaras, delibera o conde de Assumar instalar fundição em Vila Rica, Sabará, São João D’El-Rey e Serro Frio. (Hist. das Bandeiras Paulistas – A.Taunay)

1722 – Pascoal Moreira Cabral comunica à Coroa o descobrimento de ouro em Coxipó (hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1816 – Ordem régia mandando informar o requerimento de Francisco Manuel da  Silva Melo, professor de primeiras letras em Iguape, pedindo que seus vencimentos anuais de 60 mil réis sejam elevados a 120 mil réis (cronologia – J.Ribeiro)

1842 – O Barão de Caxias, em sua marcha para debelar a Revolução Liberal, que estalara em Sorocaba a 17 de maio acampa à margem direita do rio Barueri, no mesmo sítio donde, na véspera, haviam-se retirado os revoltosos. (Hist. da Civ. Paulista -A.Leite)

1859 – Falece, na Capital, onde nascera, a 17 de maio de 1791, o Brigadeiro Bernardo José Pinto Gavião Peixoto, que foi presidente da Província de 2 de agosto de 1836 a 12 de março de 1838.

1867 – É instituído, na vila de Belém de Jundiaí, hoje Itatiba, o imposto anual de 1$000, que recairia sobre cada habitante, livre ou cativo, maior de 10 anos. Aos sonegadores se cominava a multa de 30$000.(Leis Provinciais)

1869 – A freguesia de Santa Bárbara (atual Santa Bárbara do Oeste) é elevada a vila, pela lei nº 2, sancionada pelo Presidente da Província, Dr. Vicente Pires da Mota. (Leis Provinciais)

1875 – “A Renascença”, órgão da associação acadêmica denominada (instituto literário, principia a circular nesta Capital . (Imprensa Periódica -A.Freitas)

1877 – Na cidade de Bragança., aparece o primeiro jornal “O Guapocaba” (Cronologia – J.Ribeiro)

1883 – Aparece, em Itu, o primeiro número da “A Cidade de Itu”.(Cronologia -J.Ribeiro)

1883 – Os acadêmicos de Direito Alberto Torres, Artur cortines, Horácio de Carvalho, Vicente de Carvalho e Wenceslau de Queirós, lançam, nesta Capital, o jornal “A idéia”.

1887 – Na Vila Mariana, nesta Capital, é inaugurada uma fábrica de fósforos, a primeira de São Paulo, de propriedade de Eisenbach & Cia.(Cronologia -J.Ribeiro)

1890 – É fundado o Partido católico e lançado o jornal “união Católica” ( Hist. da Civ. paulista -J.Ribeiro)

1890 – Os engenheiros Luis Rafael Vieira Souto e Horácio Antunes requerem concessão para a fundação de casas operárias, em vários bairros da Capital. (Cronologia – J.Ribeiro)

1890 – Dirigido pelos acadêmicos de direito César Franco, Luis Quirino, Américo de Campos Sobrinho, Alves de Faria, Afonso Guimarães e Pedro Moacir, surge o quinzenário ” O Cenáculo” (Imprensa Periódica – A.Freitas)

1894 – É lançado o mensário “Dalila”, dedicado às exmas famílias que abrilhantaram as reuniões do Real clube Ginástico Portugues.

1897 – É concedida ao comendador A. Augusto de Sousa e a Francisco Gualco a exploração de bondes elétricos na Capital, sendo, posteriormente, a concessão transferida para a “S.Paulo Light and Power”. (Folha de São Paulo)

1897 – É nomeado Inspetor Geral da Brigada Policial do Estado o coronel do Exército Celestino Alves Bastos.

1905 – Circula o primeiro número de “Nene”, jornal da infância, ilustrado, publicado quinzenalmente, na Capital (Imprensa Periódica -A.Freitas)

1905 – Aparece em São Paulo, o órgão oficial da “Paulista”, sociedade internacional dos colecionadores de cartões postais e selos do correio, ” A União Carto-Filatélica” (Imprensa Periódica -A.Freitas)

1906 – Circula o primeiro número do mensário “O Mercúrio”, de distribuição gratuita, na Capital. era órgão de propaganda comercial.  (Imprensa Periódica -A.Freitas)

1909 – Surge, em São Paulo, o vespertino “O Tempo”, a princâpio imparcial em política, mas com o lançamento da candidatura de Rui Barbosa à presidência da República, torna-se em seu franco defensor.  (Imprensa Periódica -A.Freitas)

1913 – Vem a lume, na Capital, o órgão sírio, dirigido por jorge N.Haddad, “O livre Pensador”, redigido em árabe. (Imprensa Periódica -A.Freitas)

1920 – Epitácio Pessoa, assina o laudo pondo fim à questão de limites entre São Paulo e o Paraná. desgostosos com a decisão, os moradores de Ararapira, transferida para o Paraná, se mudam para o outro lado do canal, estabelecendo, em Morro das pedras, uma nova povoação chamada Arari. (Hist. da Civ.Paulista – A.Leite)

1939 – Os antigos alunos da Faculdade de Filosofia,Ciências e letras fundam, nesta capital. sua Associação.

1943 – É removido, da diocese de Petrolina, pernambuco, para a de Santos, D. Idílio José Soares, seu 3º Biswpo. (Hist. da Prov. Ecles. de SP – Vasconcelos)