Efemérides – 17 de junho

1628 – A Câmara da Vila de São Paulo apregoa quartel “para que ninguém fosse ao sertão com as penas da lei” (Hist. das Bandeiras Paulistas-A.Taunay)

1723 – É criada a comarca de Paranaguá, compreendendo todo o território que forma hoje os Estados do Paraná e Santa Catarina, menos a ilha deste nome (Cronologia -J.Ribeiro)

1771 – Por bula do papa Clemente XIV é confirmada a apresentação de D. Manuel da Ressurreição para Bispo de São Paulo. Teve um homônimo, que foi o terceiro Bispo da Bahia (1688-1691) (HIst. da Prov. Ecles. de São Paulo – Vasconcelos)

1794 – O papa Pio VI, por breve apostólico desta data, confirma a eleição de D.Mateus de Abreu Pereira para Bispo de São Paulo, de cuja Diocese seria o quinto titular. Participou várias vezes do governo da Capitania e da Província. Em 1811, de junho a outubro, na qualidade de Bispo diocesano, substituiu, juntamente com o Ouvidor Miguel Antonio de Azevedo Veiga e do Intendente de Marinha José Maria do Couto, ao Governador e Capitão General Antonio José de Franca e Horta. (Hist. da Prov. Ecles. de SP -Vasconcelos; Cronologia -J.Ribeiro)

1797 – Nasce, nesta Capital, Antonio Mariado de Azevedo Marques. Recebia o cognome de “Mestrinho”, pelo qual se tornaria conhecido,graças ao fato de ter sido provido no cargo de professor de latim dos moços do coro da Sé, catedral, aos 15 anos de idade. Embora não concluísse o curso, iria integrar a primeira turma de acadêmicos que ingressaram na Academia de Direito de São Paulo. Seria, ainda, o precursor da imprensa paulista,m redigindo e dirigindo o primeiro jornal publicado na Capital – “O Paulista”(1823)- que era manuscrito, em duos laudas de papel comum. Colaboraria, também no primeiro jornal impresso que aqui circulou – “O Farol Paulistano ) 91827) ocuparia ainda, inúmeros cargos públicos entre os quais o de deputado à primeira Assembléia Legislativa Provincial de São Paulo. Falecido no Rio de Janeiro a 9 de setembro de 1844.

1822 – Inaugura-se, no Rio de Janeiro, o Grande oriente da maçonaria do Brasil, a fim de trabalhar pela independência do País, José Bonifácio de Andrada e Silva é eleito  Grão Mestre.

1831 – É leito, para integrar a Regência Trina Permanente, o deputado José da Costa Carvalho, depois Marques do Monte Alegre, radicado em São Paulo, onde exerceu vários cargos públicos, inclusive a Presidência da Província. Seus companheiros na Regência foram o General Francisco Lima e Silva e Bráulio Muniz ( Efemérides Brasileiras -Barão do Rio Branco)

1840 – É expedido o regulamento para serviço de iluminação pública da Capital e da cidade de Santos, o qual seria concretizado, naquela com 101 lampiões de quatro luzes cada, e, nesta, com 60. a distância entre os lampiões não devia exceder trinta e cinco braças, nem se restringir a menos de vinte. Seriam acesos todas as noites, desde o terceiro dia depois da lua cheia até o quarto dia depois da lua nova, inclusive a partir da entrada da noite até a meia noite, se mais cedo não saísse a lua. o regulamento, que foi baixado por força da lei provincial nº 9 de 9 de março do mesmo ano, admitia a possibilidade da iluminação pública ser feita por meio de  gás (regulamento do Governo da Província de São Paulo)

1840 – É estabelecido, no regulamento baixado nesta data, o serviço a cargo do Corpo de Permanentes, entre os quais se destaca a guarda, cumulativamente com a tropa de linha ou a Guarda Nacional, do Palácio do Governo, das repartições nele instaladas, da cadeia da Capital e da casa de prisão com trabalhos. (regulamentos Expedidos pelo govêrno da Província)

1840 – Por ato desta data, é regulamentada a cobrança do imposto sobre prédios urbanos, com a possibilidade de, quando, no curso do ano, algum deixasse de ser habitado, a coletoria poder excluir seu proprietário da obrigação de recolher o tributo, na proporção do tempo em que a desocupação perdurasse;(regulamentos Expedidos pelo Governo da prov.)

1842 – O Barão de Caxias acampa no luar chamado Vargem Grande, entre a vila de Cotia e a de São Roque, com as forças sob seu comando.

1842 – Falece D. Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade, sexto bispo Diocesano de São Paulo. Tomara posse a 11 de novembro de 1827, depois de confirmado pelo breve apostólico de 27 de junho do mesmo ano. (Hist. da Prov. Ecles. de SP – Vasconcelos)

1875– Instala-se o Instituto dos Advogados de São Paulo, falando seu presidente o conselheiro Joaquim Inácio Ramalho, lente da Academia de São Paulo, depois Barão de Ramalho (Efemérides judiciários -Edgar Costa)

1877 – É inaugurado, na Capital, o edifício construído pelo governo provincial para a primeira escola pública. que se localizava no Largo do Arouche.

1881- O Presidente da Província é autorizado a rever o contrato celebrado com a companhia de gás para a iluminação pública e particular da Capital e expedir o respectivo regulamento (Leis Provinciais)

1881 – A lei 83 de 1881, autoriza o Presidente da província a contratar com o Tenente Coronel Lúcio José Seabra, Bento Pires de Campos e João Guedes Pinto de Melo, João Batista de Oliveira Matos e João Soares, ou com que melhores vantagens oferecer, a construção, uso e custeio, por noventa anos, de uma ramal de estrada de ferro, de bitola estreita, que partindo de Bacaetava, ou outro ponto da via-férrea Sorocabana vá terminar na cidade de Tatuí. A bitola deverá ser igual a de Sorocabana e o prazo para a construção de três anos, devendo as obras ter início, no máximo, dezoito meses da data da lei. Aos concessionários não seria assegurada qualquer garantia de juros (Leis Provinciais)

1890 – Celebra-se em Guaratinguetá or primeiro casamento civil (Cronologia -J.Ribeiro)

1890 – A “Empresa de Obras Públicas” adquire, por 900:000$000 de Rego Freitas, a chácara em que funda o bairro de Vila Buarque.

1892 – A povoação de Santana da pedreira, atual Pedreira, é elevada à categoria de capela curada.

1907 – A “Associação Instrutiva e Beneficente Gremio dos Cavaleiros da Cruz”, lança em São Paulo, o órgão da entidade. “O Cavaleiro da Cruz”, de distribuição gratuita ( Imprensa periódica – A.Freitas)

1911 – O supremo Tribunal Federal dá ganho de causa ao Estado de Minas Gerais, na ação por este movida contra o Estado de São Paulo, objetivando a anulação das instruções por este expedidas, em 6 de julho de 1909, destinadas a tributar o café de produção mineira a ser exportado pelo Porto de Santos ou outro ancoradouro paulista na parte em que exorbitava de sua competência administrativa. Ficou reconhecido o direito do Estado produtor de exportar livremente o café de sua produção ou proveniência (Efemérides Judiciarias – Edgard Costa)

1917 – é promovido, em São paulo, no “Trianon”, um banquete em homenagem a ?Vicente de Carvalho por “seus amigos e admiradores, comemorando o aparecimento da 3ª edição dos “poemas e Canções”. a 3ª  Edição (aumentada), foi editada pela empesa Tipográfica “O Pensamento”, desta Capital.

1966 – São Manoel comemora festivamente o 96º aniversário da sua fundação (O Estado, 26-6-66)