Efemérides – 14 de junho

1586 – O procurador da Câmara de São Paulo, requer aos oficiais da mesma que “acudissem as pontes e caminhos e mais coisas que eram obrigados, porquanto estavam danificados e tapados”. Em resposta, os camaristas asseveraram que “os caminhos e pontes estavam repartidos para menor opressão do povo e., além disso, que toda a gente do povo estava ausente da capitania com o capitão jerônimo Leitão que eram idos à guerra e não ficaram senão mulheres e que por esta razão por ora se não podia prover nas pontes e que todavia fossem notificadas as mulheres dos homens a que estavam repartidas as tais pontes e cumprissem com sua obrigação e que quanto à ponte do rio Tamanduateí, a mor  parte da gente a que estava repartida estava na vila e termo e que eles a podiam fazer se dela tinham necessidade ” (Atas 1)

1775 – Assume o governo da Capitania de São Paulo o capitão-General Martim Lopes Lobo de Saldanha, cognominado o “governador fidalgo” (cronologia – J.ribeiro)

1833– circula o primeiro número da revista da Sociedade Filomática, dirigida pelos acadêmicos de Direito, Francisco Bernardino Ribeiro, Carlos Carneiro de Campos e José Inácio Silveira da Mota, este, mais tarde, Senador do Império, como o precedente que, ainda, foi agraciado com o título de visconde de Caravelas ( o 3º dignatário). Era o órgão da Sociedade de igual nome. Publicava-se mensalmente e tratava de literatura e ciências. Dessa publicação, são conhecidos os dois primeiros números, segundo informa Afonso de Freitas (Imprensa Periódica).

1865 – Nasce, em Salvador, na Bahia o futuro Ministro do tribunal de Justiça de São Paulo, Luís Aires de almeida Freitas. Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife, seria juiz municipal e juiz de direito na província e no Estado de São Paulo. em 1928, viria a ser escolhido para a presidência da Corte Judiciaria a que pertencia. Faleceria nesta Capital a 9 de outubro de 1941.

1889 – É lançado em São Carlos do Pinhal, o “Diário de São Carlos”, jornal exclusivamente dedicado ao progresso e engrandecimento do município (Cronologia -J.Ribeiro)

1890 – é publicado o Regulamento da Escola Normal de São Paulo (Decretos e decisões do Governo Prov. de São Paulo)

1914 – Dedicando-se a assuntos ligados á criação, ao futebol, à aviação, às regatas e ao automobilismo, é posto em circulação, em São Paulo, o primeiro número da revista hípica semanal “A Crônica Esportiva Ilustrada” (Imprensa Periódica- A.,Freitas)