Efemérides – 13 de junho

1587 – Em sessão da Câmara Municipal da vila de São paulo, o almotacel João Maciel requereu aos oficiais da mesma que “lhe dessem o livro das ordenações para  reger-se e saber o que devia fazer para o bem de seu regimento e que por causa de não ter regimento para saber por onde se a de reger, não podia fazer seu ofício.” Os oficiais responderam-lhe “que esta vila não tinha livro de ordenação nem com que o comprar e que se houvera, que lhe deram e que podendo ser havido emprestado, ou de outro lho darião”. (Atas, 1)

1732 – É publicado, nas minas de Goiás, bando do capitão-Mor Bartolomeu Bueno da Silva, proibindo de ordem régia, que ninguém tivesse nas minas plantação de cana e engenhos de açúcar e  aguardente, sob pena de pagar a multa de 150 oitavas de ouro e 30 dia de cadeia.(Apontamentos – Azevedo Marques)

1763 – Nasce, na vila de Santos, José Bonifácio de Andrada e Silva. Viria a ser mineralogista de nomeada, professor da Universidade de Coimbra, onde estudara, membro da Academia real das Ciências de Lisboa, da qual seria, também , secretário. Desempenharia papel preeminente nos acontecimentos que resultariam na emancipação política nacional, merecendo, por isso, o cognome de Patriarca da Independência. ocuparia a vice-Presidência d junta aclamada pelo povo e tropa de São Paulo para governar a Capitania(1821). No exercício dessas funções, redigiria as instruções destinadas a servir de roteiro aos deputados paulistas às Cortes de Lisboa. Integraria o ministério do principe Regente D. Pedro e, depois da separação com Portugal, do Primeiro Imperador. Rompendo com o monarca, seria deportado para a França juntamente com seus irmãos, Antônio Carlos e Martim Francisco, depois de dissolvida a Constituinte. Dado seu elevado padrão moral, D. pedro I, ao abdicar, o indicaria para exercer a tutela do Imperador menino e do das princesas Imperiais. Seria destituído do cargo, vindo a falecer em Niterói aos 6 de abril de 1838.

1788 – Nasce na Capital, Antonio da Silva Prado. Viria a ser agraciado com o título de Barão de Iguape. Seria ainda, Capitão-Mor de São Paulo.

1825 – Decide a Câmara Municipal do Rio de Janeiro tomar a iniciativa  de subscrição nacional, destinada a custear as despesas com a ereção do monumento comemorativo do 7 de setembro, em São paulo.

1842 –  Falece, em consequência dos ferimentos sofridos no combate de Venda Grande, Antonio Viana, de Goiás. Aureliano Leite contesta que tenha sido o comandante das forças insurrectas de Sorocaba, como pretende Azevedo Marques. Para o autor da história da Civilização Paulista, o chefe das tropas revolucionárias foi o capitão Boaventura Soares do Amaral, morto, este sim, no combate de 7 deste mês.

1852 – Falece em Capivari o Povoador Antonio Pires de Almeida Moura, de tradicional família paulista, neto do Capitão -Mor de Sorocaba José de Almeida Leme, primo irmão do Padre Bento Dias Pacheco, de itu, e que foi o fundador, 1º juíz almotacé, autor do plano de arruamento e influente chefe político do município capivariano.

1853 – Nasce, em Itatiba, Antonio Lacerda Franco, que viria a ser senador estadual e federal. Seria dirigente do “Correio Paulistano” e proprietário do “Comércio de São Paulo”. Pertenceria ainda, durante cinquenta anos, à Diretoria da Companhia Paulista de Estradas  de ferro. Fundador e 1º presidente da Fundação Escola de comércio Álvares Penteado. (Folha de São paulo)

1870 – Termina excepcional e terrível geada que prejudicou enormemente a lavoura cafeeira. Voltaria a 6 de julho, aumentando os danos causados antes. (Hist. da Cidade de São Paulo-Taunay)

1872 – É solenemente iniciada, em Sorocaba, a construção da Estrada de Ferro sorocabana, com a presença do presidente da província, José Fernandes da Costa Pereira. (Hist. da Viação Pública em São Paulo – A.Pinto)

1881 – Vem à luz, em São Paulo, o primeiro número do periódico literário e de variedades “O Combate”. Em matéria política batalhava pelo naufrágio universal. (Imprensa periódica – A.Freitas)

1881 – Falece Domiciano Leite Ribeiro, visconde de Araxá, que fora Presidente da província de São Paulo. Era mineiro e bacharel em direito (Galeria – Eugenio Egas)

1886 – É publicado, nesta Capital, “o Pigmeu Paulista”

1881 – É instalado o município de Itápolis, antiga Boa Vista das Pedras.

1891 – Assume a Presidência do Estado o Vice-Presidente, na ausência do presidente Dr. Américo Brasiliense de Almeida Melo, José Alves de Cerqueira César, na qual permaneceria até o dia 16 de julho do mesmo ano. Nascido em Guarulhos, Cerqueira Cesar era formado pela Faculdade de Direito de São paulo. Sua eleição, pelo Congresso, para o cargo de vice-presidente, se deu por 29 votos, contra 23 dados a seu opositor, Luís Pereira Barreto (Galeria -Eugenio Egas; Hist. da Civ. Paulista -A.Leite)

1901 – Aparece, redigida em italiano, a folha “L’Asino” (Imprensa Periódica – A.Freitas)

1902 – Falece, nesta Capital, o agrônomo Joaquim Eugenio de Lima, nascido em Montevidéu, a 6 de setembro de 1845. Foi um dos construtores da Avenida Paulista, nesta Capital. (Um pioneiro em São Paulo – Rocha Azevedo )

1905– Circula o primeiro número de “Teatro”, periódico de publicação incerta e de distribuição gratuita, de propriedade da Companhia Dramática Portuguêsa “Maria Falcão”. Sua vida se limitou à permanência da Companhia nesta Capital. (Imprensa periódica -A.Freitas)

1914 – É editado o primeiro número de “O Furão”, jornal crítico, humorístico e de atualidades, que circulou em São Paulo. (Imprensa Periódica-a.Freitas)

1929 – O supremo tribunal Federal, recebendo, em parte, recurso intentado por vários oficiais do Exército, entre os quais figuram o General isidoro Dias Lopes, o Major Miguel Costa e o Tenente Eduardo Gomes, condena-os, como co-autores- por terem participado da revolução de 5 de julho de 1924, em São Paulo – a dois anos de reclusão, grau mínimo da pena prevista pelo art. 108, do Código Penal de 1890, então em vigor.

1945 – São instaladas as comarcas de Campos do Jordão, de Martinópolis e de Quatá, criadas pelo decreto 14.334, de 30-11-1944.

1963 – É comemorado solenemente, em todo o país, o bi-centenário do nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva. nesta capital, o IHGSP centralizou as homenagens prestadas à memória do insigne paulista, promovendo, além de sessão solene e da inauguração de exposição retrospectiva, em sua sede, a publicação de uma Poliantéia dedicada ao Patriarca e de um folheto distribuído largamente, entre o público presente à festa e pelas escolas da Capital. Como parte das homenagens, figura a publicação, sob o patrocínio do IHG de Santos e obedecendo à orientação do historiador Edgar de Cerqueira Falcão, das “Obras Científicas, Políticas e Sociais de José Bonifácio de Andrada e Silva”, em tres atentados volumes, que foram lançados em sessão solene desta entidade, a 8 de agosto de 1965.

1967 – Falece, na Ilha do Paquetá, no Rio, o escritor e jornalista Vivaldo Coaracy, muito conhecido em São Paulo por sua colaboração na Imprensa Paulista e por sua participação na Revolução constitucionalista de 1932.