Efemérides- 12 de junho

1611 – D. Luís de Sousa, sucedendo a seu pai, D.Francisco de Sousa, então falecido, no cargo de Governador das Minas, toma posse perante a Câmara de São Paulo (Pedro Taques)

1612 – Explode a reação anti-jesuítica, em concorrido “meeting” na vila de São Paulo (Taunay)

1710 – É empossado pela Câmara de São Paulo, com toda solenidade, Antonio de Albuquerque Coelho de Carvalho, como capitão-general (Taunay)

1748 – Segundo assevera José Jacinto Ribeiro (cronologia, o Senado da Câmara da Cidade de São Paulo teria denunciado a El-Rei o Ouvidor Geral Domingos Luís da Rocha, pela desatenção com que a trata, “não indo buscar o Estandarte Real á Casa do Conselho, quando costuma sair para as festas Reais”. Das “Atas” e do “Registro Geral”, não consta a representação, nem há notícia de qualquer deliberação nesse sentido. O assento da sessão deste dia consigna a deliberação dos camaristas de reduzirem a duas, com supressão das do anjo custódio e de Santa Isabel, as quatro “festas reais”, por não dispor a cidade de recursos para fazer face às despesas que as mesmas demandavam, até que melhorassem suas finanças. O ouvidor Domingos Luís da Rocha, porém desaprovou a decisão, embora louvasse o espírito que ditara a providência, com o que não se concretizou a supressão. (Atas e registro Geral da Câmara de São Paulo)

1777 – Em ata da Câmara da Cidade é assinalado o falecimento de El-Rei D.José I (Taunay)

1793 – A Câmara Municipal de São Paulo ordena a publicação de edital “proibindo os jogos frequentes de que há queixas haverem pelas casinhas e tabernas desta cidade, impondo aos vadios que se acharem em ditos jogos de carta ou dados, a pena de prisão e oito dias de cadeia, além de dois mil réis de condenação e vinte açoites ao pé do pelouro, sendo escravo ou peão o compreendido, além de cinco tostões para o meirinho ou oficial que o prender”. (Atas da Câmara de São Paulo – vol. XIX)

1808 – Retira-se para o Rio de Janeiro, o governador e Capitão-General antonio José da Franca e Horta, assumindo o governo na forma do alvará de 12 de dezembro de 1770, o Bispo Diocesano, D.Mateus de Abreu Pereira, o Ouvidor Miguel Antonio de Azevedo Veiga e o intendente da Marinha Joaquim do Couto. Permaneceram nas funções até outubro do mesmo ano. (apontamentos -Azevedo Marques)

1817 – Parte do Rio de Janeiro para São Paulo, encarregado pelo governo de ensinar, aqui, o modo de trabalhar em teares de diversos tecidos, Tomás Rodrigues. (Cronologia -J.Ribeiro)

1823 – O paulista José Feliciano Fernandes Pinheiro, na Assembléia Geral  Legislativa, fundamenta sua indicação propondo a criação de uma Universidade em São Paulo, assinalando as agruras por que passam, em Coimbra, os brasileiros que lá estudam. (Cronologia – J.Ribeiro)

1837 – Nasce, nesta Capital, Antonio Pinheiro de Ulhoa Cintra, mais tarde agraciado com o título de Barão de Jaguara. Foi o penúltimo Presidente da província. Era médico, tendo exercido a profissão em Moji Mirim, grangeando fama em São Paulo todo. (Galeria -Eugenio Egas)

1868 – Nasce, no Capital, no Largo da Liberdade, que o povo continuava a chamar “Largo da Fôrca”o insigne historiógrafo Afonso Antonio de  Freitas. Viria a ser membro proeminente do Instituto histórico e Geográfico de São Paulo, entidade que presidiria de 1921 até sua morte ocorrida, aos 29 de abril de 1930.Pertenceria, também à Academia Paulista de Letras. Devem-lhe as letras histórias de  São Paulo e do Brasil relevantes serviços, com a publicação, entre outros, de “A Imprensa Periódica de São Paulo, desde 1823 a 1914” e “Tradições e Reminiscências Paulistanas”. A sua persistente pesquisa, se deve a localização do túmulo do Padre Diogo Antonio Feijó. A Revista do IHGSP é o grande repositório de suas obras. (Revista do IHGSP vol. XXVIII)

1880 – Pela Lei 163, fica o governo da Província autorizado a conceder ao Barão de Tremembé, a José Antonio Moreira, José João Martins do Pinho, Alberto José Pimentel Horgreaves e Henrique Eduardo Hargreaves, ou a quem melhores vantagens oferecer, privilégio para construção, uso e custeio de uma via férrea de bitola estreita que, partindo, do porto natural de Tabatinga, se dirija a São Bento do Sapucaí-mirim, passando pela vila de Natividade e pela cidade de Taubaté. A concessão teria a duração de 90 anos e deveria respeitar outras anteriormente dadas. (Leis Provinciais)

1886 – Roberto Normanton e Gabriel Dias da silva obtém concessão para explorar mina de carvão de pedra, no município de Casa Branca (Cronologia- J.Ribeiro)

1890 – Realiza-se em Bananal, o primeiro casamento civil (Cronologia – J.Ribiero)

1897 – Membro influentes da colonia germãnica em São Paulo fundam o periódico “Deutsch-Zeitung”. A princípio foi hebdomadário, passando logo depois, a circular tres vezes por semana e, a partir de 1900, tornou-se diário. Era todo redigido em alemão. Ao irromper a primeira Grande Guerra, passou a publicar um suplemento em português. Coma entrada do Brasil, em agosto de 1942, no segundo conflito mundial, o jornal teve sua circulação suspensa. Essa situação perdurou até 19 de novembro de 1946, quando reencontrou sua publicação, agora com a denominação de “Notícias Alemãs”.Continua sendo  editado, estampado texto em alemão e em português. (Imprensa Periódica-A.de Freitas e informações da redação do jornal)

1905 – Eclode, em Santos, um movimento grevista de estivadores (Hist. da Civ.Paulista-A.Leite)

1928 – Falece o engenheiro Francisco de Paula Ramos de Azevedo, que foi professor e diretor da Escola Politécnica de São Paulo. (A.d’Alessandro. A  Escola Politécnica)

1949 – É instalado o I congresso de Transito, cujas sessões se prolongam até o dia 19. (Hist. da Civ. Paulista – A.leite)

1956 – Inaugura-se na Capital, o Centro Regional de Pesquisas Educacionais “professor Queirós Filho”, com a finalidade de promoção de estudos sobre problemas educacionais das diversas regiões do país (O Estado -18-6-66)