Efemérides – 01 de agosto

1733 – Foi passado, em vereança, “a requerimento do procurador deste Senado Antonio Xavier Garrido, hum mandado para o juiz de vintena de São João de Atibaia notificar os moradores e mandar ler hum edital em que se prohibe fazer agoardente de milho com pena de seis mil reis de condenação e trinta dias de cadea”. É que o milho era base de alimentação do homembranco e índios, prestando-se também a fins mais úteis que à aguardente (O Estado)

1767 – É fundada a povoação de Piracicaba nas imediações do salto do rio Piracicaba, a cerca de 90 quilômetros da foz. Em 1766, o Capitão- General Morgado de Mateus encarregara Antonio Correa Barbosa de fundar o povoado na foz do rio, a fim de  facilitar o transporte de víveres e munições para a vila militar do Iguatemi, mas a povoação se formou naquele sítio, 90 quilômetros acima, à margem direita do rio, por ser lugar mais apropriado e onde já estavam estabelecidos muitos sertanejos. (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros)

1801 – É nomeado professor de Filosofia Moral e Racional de São Paulo o bacharel Francisco Vieira Goulart. (Catálogo de Docs)

1815 – Os moradores da freguesia de Areias. dependente da vila de Lorena, pedem a el-Rei que ela seja elevada à categoria de vila, no que foram atendidos, por alvará de 23 de novembro do ano seguinte. (Cron.Paulista – J. Ribeiro)

1817 – Embarcam em Santos,  dois corpos de voluntários para se incorporarem, no Rio Grande do Sul, à divisão do General Manuel Marques de Souza.

1840 – É expedido regulamento para o Gabinete Topográfico de São Paulo, tendo por fim formar engenheiros de estradas. Esse gabinete seria extinto a 12 de março de 1846. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1853 – Aparece o 1º número d’ “O Independente”, bi semanário de idéias conservadoras.

1865 – Aparece o 1º número do “Diário de São Paulo” ( o atual é de início neste século). Foi o primeiro quotidiano que estampou ilustrações. Era de propriedade dos Drs. Pedro Taques de Almeida Alvim, Delfino Ulhôa Cintra e Henrique Shroeder.

1867 – O Sétimo Batalhão de Voluntários, organizado em São Paulo, segue para o sul, via Santos, para tomar parte na Guerra contra Lopez. ( O Espírito   Militar Paulista – pedro Dias de Campos)

1869 – Aparece, na Capital, o primeiro número d’ “O Anhanguera” verdadeiro pasquim, modelar na descompostura. Dá como seu diretor, “Satanás” e, como sede da redação, “O Inferno” (Hist. da Civ. Paulista – A.Lite)

1871 – Incidente parlamentar, na Câmara dos Deputados, entre Antonio Prado e João Mendes de Almeida, quando o primeiro declara a este que não representa São Paulo, por não ser paulista. (Hist. da Civ. Paulista – A.leite)

1880 – É inaugurado o trafego da  Estrada de Ferro sorocabana até Bacaetava. (Hist. da Viação em São Paulo – A.Pinto)

1895 – Falece, em São Paulo, o Professor Joaquim de Almeida leite Morais, lente da Faculdade de Direito. Militou na política tendo sido deputado provincial e presidente da Província de Goiás. Foi um dos fundadores dos jornais “Constituinte” e antigo “Diário de São Paulo”. (Folha de São Paulo)

1897 – Embarca em Santos, pelo vapor Itaituba, o primeiro batalhão da Brigada Militar Paulista, para tomar parte na Campanha de Canudos, provocada pelo fanático Antonio  Conselheiro. (Grandes Soldados de São Paulo – A.S.Ferraz)

1906 – A  povoação de Tanabi, em Rio Preto, passa distrito de paz, em Rio Preto, passa a distrito de paz, pela lei 992. Emn 23 de dezembro de 1924, seria elevada à categoria de município.

1932 – O Capitão João Gomes Ribeiro, em combate aéreo na frente Sul, põe fora de ação um aparelho inimigo. (O Estado de São Paulo de 2-8-64)

1932 – Partem para Minas, como enviados do governador Pedro de Toledo, na esperança de se alcançar um “modus vivendi” com o governo mineiro, Fernando Costa, Marcos Mélega e Aureliano Leite que regressam a 5, sem nada conseguir de concreto, apesar de encontrar a Fôrça Pública Mineira alarmada com a perda do Coronel Fulgêncio, comandante de um dos seus  batalhões. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1947 – A população da capital, revoltada com o mau serviço e preço alto do transporte urbano, atacca e incendeia bondes e ônibus, nas ruas, em especial á frente da prefeitura, seriamente ameaçada. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1958 – É nomeada, pelo Governo Federal, comissão de oficiais para estudar a construção de uma escola de aeronáutica em Piraçununga. (Relatório da Quarta Zona Aérea)