Efemérides – 31 de julho

1567 –  De São Vicente, partem para o Rio de Janeiro o Bispo D.Pedro leite e os padres Luís da Grã, Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1812 – Carta régia nomeando Bernardo José Sousa, cirurgião mor do Hospital Militar de São Paulo (Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1822 – A Câmara de São Paulo convida o Príncipe Regente a visitar a Província para que, por si próprio, reconheça quanto é benquisto (hist. da Civ.Paulista – A.leite)

1882 – É inaugurado, pela Cia Mojiana, o ramal de Moji Mirim à Penha do Rio do Peixe, atual Itapira. (Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1886 – Entra como emenda do orçamento do Ministério da Agricultura a autorização ao Governo Imperial para construir o cais do porto de Santos segundo o plano do engenheiro Sergio de Saboia e Silva. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1887 – Aparece, na Capital, o “Diário de Notícias”, da firma Coelho de Souza, Andrade & Cia.

1903 – Após controvérsia sobre a maçonaria, separa-se da igreja Presbiteriana o pastor Eduardo Carlos Pereira, que funda a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (Hist da Civ. Paulista – A. Leite)

1924 – Segue para Goiás, em operações de guerra, contra a chamada Coluna prestes, o 2º Batalhão do 1º Regimento de Infantaria da Força Pública, sob o comando do Major Artur de Almeida.

1945 – Festivamente recebidos, chegam da Itália 1.000 rapazes paulistas da Fôrça Expedicionária. canta-se a “Canção do Expedicionário” de Guilherme de Almeida e Spártaco Rossi. (Hist. da Civ. Paulista – A.leite)

1949 – Falece, em São Paulo o financista e parlamentar Abelardo Vergueiro César, nascido em Espírito Santo do Pinhal no dia 21 de junho de 1894. Ocupou a Secretaria da Justiça, em 1941 em 1946, foi nomeado diretor da Caixa Econômica Federal (Folha de SP)

1951 – Afonso d’Escragnole Taunay publica, em dois volumes, sob o título “história das Bandeiras Paulistas” a condensação da sua “História Geral das Bandeiras”. Um 3º volume com os “Relatos Monçoeiros”, ulteriormente complementaria o importante resumo.