Efemérides – 2 de agosto

1584 – O povo e os oficiais da Câmara de São Paulo, reunidos em casa do vereador Jorge Moreira, resolvem construir a casa do conselho, coberta de telhas, por ter caído o telhado que era de palha, cada habitante contribuindo conforme sua posse. (cronol. – A.Marques)

1783 – A Câmara  apela ao povo para se edificar novo prédio para a cadeia (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1788 -Os camaristas se dirigem em carta, ao Governador da Catania d. Bernardo José de Lorena, “expondo-lhe a falta que ,faz um juiz de hora nesta cidade, sede da comarca.( O Estado)

1833 –  É ereta a capela curada de São José do Barreiro, em território de Areias (Djalma Forjaz)

1836 – Assume o governo da Província o seu 8º presidente, o Brigadeiro José Pìnto Gavião Peixoto, paulista, que governou até 12 de março de 1838. (Galeria Cronol. dos Governadores do Estado – L. Silveira.

1852 – Instala-se, em Sorocaba, a primeira fábrica de tecidos de São Paulo, sendo seu proprietário o comerciante e político Cel. Manuel Lopes de Oliveira. (Folha de São Paulo)

1894 – É inaugurado, nesta cidade, o edifício da Escola normal da Praça da República, construído por Ramos de Azevedo. (dos jornais)

1897 –  A  povoação de Buritis, em Igarapava, é elevada á categoria de distrito de paz, com a denominação de Buritizal, e passaria à categoria de município em 30-12-1953 (Distritos de Paz do Estado – Djalma Forjaz)

1898 – a Câmara Municipal manda pagar, à Maternidade, o auxílio mensal de quinhentos mil réis, relativo ao m~es de dezembro de 1897.

1906 – O distrito policial de Campo alegre é elevado  à categoria de distrito de paz, com o nome de Itajobi. Passaria a ser município em 20 de novembro de 1915. (Djalma Forjaz)

1906 – O povoado de Novo Horizonte, antigo São José da Estiva, fundado por mineiros, passa distrito de paz (Lei 993) (Enciclopédia dos Municípios – IBGE)

1928 – Começa a funcionar regularmente o Leprosário de Santo Angelo. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1932 – O político paulista Paulo Nogueira Filho, vindo do Rio, apresenta-se ao Comando das forças Constitucionalistas. Vêm com ele 4 oficiais do Exército. (O Estado de São Paulo de 3-8-932)

1947 – É declarada de utilidade publica a Associação Paulista de Belas Artes. (Diário de São Paulo)

1957 – Morre,nesta cidade, o pintor Lasar Segall, nascido em Vilna Rússia, a 7 de julho de 1891.

1967 – Persiste a tensão entre estudantes da extinta U.N.E, (União Nacional Estudantil), com o propósito da realização do congresso, proibido pelas autoridades e a Polícia do Estado, coma cooperação da Polícia  Federal. (dos Jornais)