Efemérides – 9 de maio

1600 –  A Câmara da Vila de São Paulo concede aos Padres de São Bento, em doação perpétua, as terras que lhe haviam sido anteriormente atribuída, fora da Vila, e onde já estavam estabelecidos.

1640 – A divisão do mestre de campo Luís Barbalho Bezerra, da qual participam companhias de paulistas na guerra holandesa, comandadas por Antônio Raposo Tavares, irmãos Valentim de Barros e Luís pedroso de Barros, Manuel Fernandes de Abreu e João Pais Florião, executam a famosa retirada do cabo de São Roque e atravessam o rio São Francisco.

1748 – Alvará régio, assinado pela Rainha Dona Maria Ana da Áustria determina as seguintes medidas sobre a Capitania de são paulo: a) Tira deste o direito de governar-se mandando recolher à Metrópole seu Capitão- General; b) Desmembra os territórios de Goiás e Mato Grosso; c) Anexa a Capitania à do Rio de Janeiro, ficando sob a administração de Gomes Freire de Andrada (hist. da Civ,Paulista -A.leite; Cronol. Paulista -J.Ribeiro; Cronicas -Azevedo Marques)

1774 – Nasce, em Santos, o estadista e escritor Dr. José Feliciano Fernandes Pinheiro, visconde de São Leopoldo, Presidente da província do Rio Grande do sul, ali funda a Colônia de São Leopoldo e monta a primeira tipografia. Foi Ministro da Coroa, Conselheiro de Estado e Senador.(Cron.Paulista-J.Ribeiro; Jornal)

1783 – Morre, em mariana, o Capitão-Mor Pedro Dias Paes Leme, neto do célebre sertanista Fernão Dias Paes. Por seus serviços e de seus antepassados, teve a pensão anual de  5.000 cruzados, por carta régia de 20 de outubro de 1753. Deixou numerosa descendência. (Efem.Mineiras- Pedro Xavier da Veiga)

1818 – No ataque a São Nicolau, na Campanha Cisplatina, morre o Tenente-coronel Arouche, natural de São Paulo, autor da “Memória Histórica da Campanha de 1816”.

1833 – Nasce em Porto Feliz, o Dr. joaquim de Almeida Leite de Morais, formado pela Faculdade de direito de São Paulo, da qual foi lente catedrático da cadeira de Direito Criminal, mais tarde Deputado É Assembléia Provincial e Presidente da Província de Goiás. Fundou em 1879, com Paula Sousa e Brasílio Machado, “Constituinte”, órgão do Partido Liberal . Foi também, o fundador do “Diário de São Paulo”, sendo coadjuvado pelo Dr. Augusto de Souza Queirós, aparecendo o primeiro número a 17 de janeiro de 1883. (Cronol. Paulista -J.Ribeiro)

1850 – Álvares de Azevedo discursa romanescamente na instalação da “Sociedade Acadêmica”, num salão do velho Convento Franciscano.(Hist. da Civ. Paulista- A.Leite)

1852 – A Câmara Municipal de itu, prevendo os lastimosos sucessos que se dariam na Província, durante as eleições desse ano, envia ciscustanciada carta ao imperador, reclamando medidas preventivas. Aliás, já antes disso as Cãmaras de Sorocaba, Campinas, Araraquara, Capivari, Jundiaí e Parnaíba, suplicaram que se retirassem os pleitos das Igrejas. (Hist. da Civ. Paulista-A.leite)

1852 – Falece o Comendador José Manuel de França, natural de Guaratinguetá. Foi vereador da Capital, Conselheiro Geral da Província de 30 de abril a 31 de agosto de 1886. (Hist. da Civ. Paulista -A.leite)

1855 – Nasce, em Bananal o Coronel Luciano de Almeida Valim, Barão de Almeida Valim, agraciado com esse título em 1888. Foi senador ao Congresso do Estado, após aceitar o advento da República (Hist. da Civ.Paulista-A.Leite)

1869 – Nasce, em Jundiaí, o político republicano, Bento Pereira Bueno, que viria a ser Secretário da Justiça e da Segurança Pública de São Paulo, em 1924, quando se verificou a deflagração revolucionária chefiada pelo General Isidoro Dias Lopes, Miguel Costa e outros. (Dos jornais)

1877 – Desocupa-se a cadeia do largo de São Gonçalo (atual Praça João mendes) e abre-se a do bairro da Luz, na Avenida Tiradentes (Capital) – (Hist. da Civ.Paulista – A.Leite)

1963 – A televisão Tupi – canal 4 inicia, na Capital, a transmissão a cores, acontecimento inédito, até então no Brasil. O sucesso foi momentâneo, nada indicando a continuação desse melhoramento em São Paulo.

1967 – Encerra-se em Aparecida a VIII Assembléia dos Bispos do Brasil, sendo dirigida expressiva mensagem aos brasileiros.

1982 – Inauguração do Terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo. A maior da América Latina.