Efemérides – 7 de março

1727 – Rodrigo César de Menezes lança bando concitando os paulistas a novos descobrimentos de minas em Cuiabá. (Hist. das Bandeiras Paulistas – A.Taunay)

1738 – Falece Garcia Rodrigues Pais, filho e sucessor de Fernão Dias Pais. Foi nomeado Capitão-Mor das entradas e descobrimentos. Teve, depois, o título de Guarda-Mor das minas por três vidas, que findaram na pessoa de seu neto Fernando Dias Leme ( apontamentos – A.Marques)

1845 – A freguesia de São João do Rio Claro, pela lei 13, é elevada à categoria de vila. (Cron.Paulista – J. Ribeiro)

1853 – Um pavoroso  incêndio destrói a Igreja da Imaculada Conceição de Itanhaém, – Igreja do Outeiro – que seria reconstruída e de novo sagrada em 1865.

1883 – Falece o Padre João Vicente Valadão, vigário colado da freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Guarulhos. Natural de Minas Gerais, foi, em São Paulo, deputado provincial em mais de uma legislatura e vigário, aliás popularíssimo, cerca de 40 anos. (Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1885 – É preso em Campinas, José Pinto de Almeida Júnior, acusado como autor do assassínio de Vitorino de Menezes (J.R.)

1890 – É dissolvida a câmara municipal de Itapetininga, sendo nomeado um conselho de intendência, composto de 5 membros. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1891 – Premido por desavenças na família situacionista, Jorge Tibiriçá passa  a administração ao novo governador nomeado, Professor Américo Brasiliense de Almeida e melo, a quem Deodoro faz seu delegado, por decreto de 5 do mês. (Hist. da Civ. Paulista – A. Leite)

1892 – Realizam-se, em todo o Estado, eleições para deputados e senadores para o segundo Congresso Estadual, que se instalaria a 7 de abril (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1925 – É instalado o município de Paraguaçu, atual Paraguaçu Paulista, criado pela lei 2.032 de 30.12.19024.

1931 – Ato municipal regula o funcionamento das casas de bilhetes de loterias, prados de corridas, clubes de sorteios de mercadorias e congêneres ( O Estado de São Paulo)

1932 – O Embaixador Pedro de Toledo, paulista, assume a Interventoria no Estado, tentando, sem resultado, conciliar os seus concidadãos em torno da Ditadura.

1935 – Pitangi, antigo povoado de Santo Antonio da Bela Vista, passa a ser município, pelo decreto 6.997.

1953 – Inaugura-se, em Campos do Jordão, a primeira festa da maçã.