Efemérides 6 de março

1726 – O ouvidor de São Paulo, Dr. Francisco da Cunha Lobo, dá sentença contra Bartolomeu Pais de Abreu no processo que lhe move o guarda-mor Bartolomeu de Freitas Esmeraldo. (A.Taunay)

1728 – Rodrigo César de Menezes comunica a D.João V que o trecho paulista da estrada para o Rio estava pronto, mas que ignorava o que sucedera ao trecho fluminense. (Estudos da hist. Paulista – A. Taunay)

1734 – Em vereança ” se ordenou ao Alcayde notificasse aos sapateiros para na primeira camera virem fazer juis e escrivão do seu ofício” (Estado de São Paulo – 6/3/66)

1789 – Celebram-se na Capital e em todas as vilas, menos Taubaté, que é por isso censurada, exéquias solenes pelo príncipe D, José filho de D.Maria I (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1790 – O padre guardião do convento São Francisco é intimado a mandar consertar a ponte do Caminho de Santo Amaro, no Piques, “pela obrigação que se constituiu pela dádiva de terras que se lhe concederam” (O Estado de São Paulo)

1813 – Nasce Vicente de Souza Queiroz, que viria a ser Barão de Limeira e que morreu na Capital a 5 de setembro de 1872.(Diário de São Paulo)

1817 – Eclode a Revolução pernambucana . ideais nativistas e a interiorização da Capital da Capitania. Muitos maçons e nativistas martirizados. (Os 366 dias de Brasília, do Brasil e do Mundo- A.Vasconcelos)

1835 – Niterói é escolhida a Capital da Província do Rio de Janeiro. (Os 366 dias de Brasília, do Brasil e do Mundo- A.Vasconcelos)

1843 – Falece na Côrte, D.Francisco de Assis Mascarenhas, Marques de São João das Palmas, que governou as capitanias de São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Goiás. Representou São Paulo, no Senado do Império ( Efemérides do Barão do  Rio Branco)

1846 – A povoação de Nossa Senhora das Dores de Brotas, fundada em 1840, por D.Francisco Ribeiro dos reis é elevada à categoria de freguesia (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1854 – Nasce em São Paulo, Brasílio rodrigues dos Santos, que viria a ser professor da Faculdade de direito da Capital. (Folha de São Paulo)

1856 – A freguesia de Santa Branca, antes pertencente ao Município de Jacareí, é elevada à categoria de vila (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1868 – Nasce, em Jundiaí, José Feliciano de Oliveira, que viria a ser matemático, historiador, filósofo e professor. Faleceu em São Paulo com idade de 93 anos, depois de ter passado uma parte de seu tempo de professor aposentado em Paris. Professava o credo positivista (Folha de São Paulo)

1871 – A freguesia de Embaú, depois Conceição do Cruzeiro, é elevada á vila (J.R.)

1872 – A Legação Brasileira em Londres, recebe do Presidente da São Paulo Railway a declaração de que a Companhia desistia do direito de preferência para construção do prolongamento da Estrada para diante de Jundiaí até Rio Claro. a Companhia Paulista, de iniciativa de paulistas, viria a suprir galhardamente essa omissão.(Hist. da Viação em São Paulo – A.Pinto)

1888 – A Companhia Mojiana inaugura o tráfego do trecho de Franca a jaguara.(Hist. da Viação em S.Paulo – A.Pinto)

1911 – Morre o Padre Bento Dias Pacheco, nascido em Itu, a 17 de setembro de 1819. conviveu e tratou de leprosos durante 40 anos de sua vida, marcada pela caridade e altruísmo (Diário da Noite)

1919 – Falece, no rio de Janeiro, o conselheiro João Alfredo Correia de Oliveira, que foi presidente das províncias de Pernambuco e de São paulo . (Diário e Folha de São paulo)

1923 – É instalada a comarca de Novo Horizonte, criada pela Lei 1887, de 08-12-1922.

1927 – É reinstalado o município de Nuporanga, antiga Capela do Divino Espírito Santo de Batatais.

1965 – Frente à ameaça de greve dos empregados da Companhia  Telefônica, o Departamento de Estudos Municipais, às pressas, conclui estudos, ficando a Companhia autorizada a aumentar as tarifas: em 234 cruzeiros a dos telefones residenciais e em 184 a dos telefones comerciais (Diário Popular – resenha noticiosa do ano)

1979 – é inaugurado o Teatro Nacional (hoje, Teatro Nacional Claudio Santoro) , em Brasília , pelo presidente Ernesto Geisel e o governador Elmo Serejo. Três belas salas: Villa -Lobos, Martins Pena e Alberto Nepomuceno. Cláudio Santoro rege a Orquestra Sinfônica da Escola de Música. (Os 366 dias de Brasília, do Brasil e do Mundo- A.Vasconcelos)