Efemérides – 7 de junho

1710 – Antonio de Albuquerque Coelho de Carvalho, assumindo o governo da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, estabelece restrições no trânsito dos numerosos caminhos que vão ter às minas, abertos para facilitar a saída clandestina do outro . (Hist. das Bandeiras paulistas -A.Taunay)

1771 – O papa Clemente XIV confirma D.Frei manuel da Ressurreição 3º Bispo de São paulo. Este só faria sua entrada solene na Capital aos 19 de março de 1774.

1833 – Nasce, no Rio de Janeiro, José Maria Correa de Sá e Benevides. Bacharel (1854) e Doutor *1858) em Direito pela Academia de São Paulo, da qual veio a ser professor substituto (1865) e lente catedrático (1871). Presidiu às províncias d Minas Gerais e Rio de Janeiro, Foi casado com uma filha do conselheiro Avelar Brotero. Militou no jornalismo colaborando no “O Vinte e Dois de Maio”, com Antonio Prado, e na “A ordem”

1836 – Tem início em São Paulo, a publicação do Semanário “Nacional”, órgão que se opunha à política e ao governo do Regente Diogo Antonio Feijó.

1842 – Trava-se combate entre as forças legais e as rebeladas, nas imediações de Campinas, no lugar denominado Venda Grande. Segundo Azevedo Marques (Apontamentos), os insurretos, com 300 homens, são batidos, sofrendo a baixa de 17 mortos e 15 prisioneiros, figurando, entre aqueles, o comandante, Joaquim Viana; as hostes legalistas, compostas de 150 praças, tiveram fora de combate dois soldados e um capitão, mortos além de alguns feridos. Aureliano Leite (história da Civilização paulista) corrige o autor precedente, asseverando que os revolucionários tinham por chefe o capitão Boaventura Soares do Amaral, nascido  em Capivari, que pereceu no combate. Viana viria a falecer no dia 12 do mesmo mes. Caxias assistindo aos funerais de Boaventura, teria dito – afirma Assis Cintra- “Foi um bravo. É pena que o Brasil perca homens desse feitio”.

1848 – Nasce, em Guaratinguetá, Francisco de Paula Rodrigues Alves, que viria ater no Império e na República destacada atuação. Foi presidente da Província e por dois períodos presidente do Estado. Presidente da República de 1902 a 1906, de novo eleito em 1918, não chegou a tomar posse por doente, falecendo a 16-1-1919.

1868 – É posto em circulação, na Capital, “O Acadêmico”, jornal jurídico, literário e noticioso, dirigido pelos estudantes de direito, Carlos Leôncio de Carvalho, José Francisco Diana e Francisco Osório. Cessou suas atividades a 19 de novembro do mesmo ano, quando foi publicado seu último número, o 15 (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1873 -Estudante de direito lançam o jornal “O Tribuno”.

1879 – É firmado, com o Governo provincial, o contrato pelo qual a Companhia Paulista de Estradas de Ferro se obrigava a prolongar suas linhas de Rio Claro a Araraquara, passando por São Carlos do Pinhal. (Hist. da Viação Pública em SP – A.Pinto)

1890 – Realiza-se no Paço da Independência Municipal de São Paulo, o primeiro casamento civil aqui celebrado, por força da lei federal 181, de 24 de janeiro deste anon. (Cron.paulista -J.Ribeiro; leis Orgânicas do Gov.Provisório)

1897 – É vítima de  atentado, a tiros de pistola, em Outro preto, Minas Gerais, o estudante paulista Carlos Vasconcelos de Almeida Prado. Os agressores são os sul-riograndenses, irmãos. Protásio, Viriato e Getúlio Vargas. Além do gaúcho Baltazar Bem. Com exceção do futuro ditador, então com mais de 14 anos de idade, todos foram pronunciados, mas não foram condenados por superveniente prescrição a ação penal (Hist. da Civ.Paulista-A.Leite)

1900 – Vem, a lume, na Capital, o semanário crítico-humorístico “O Bilontra”, que resvalava para a pornografia. Viveu pelo menos quatro anos (Imprensa Periódica-A.de Freitas)

1907– É elevado à dignidade de Arcebispo Metropolitano de São Paulo, seu 12ºBispo, d.Duarte Leopoldo e Silva, que a 14 de abril do mesmo ano, fizera sua entrada solene no Bispado.

1908– O Estado de São Paulo é elevado a Província eclesiástica independente, composta dos bispados de São Carlos, Campinas, Ribeirão Preto, Taubaté, Botucatu. e Curitiba. Eleito Arcebispo d. Duarte Leopoldo e Silva, é entronizado aos 11 de outubro deste ano. Posteriormente, foram criados os bispados de Lorena, Santos, Sorocaba, Cafelãndia, Assis, Rio Preto, Bragança e Piracicaba, em diferentes datas, tornando a Arquidiocese de São Paulo a mais importante do mundo.

1911 – A loja maçônica “Sete de Setembro” publica, com seu nome, um mensário de propaganda e informações, de distribuição gratuita. (Imprensa Periódica -A.Freitas)