Efemérides – 6 de junho

1588 – A Câmara e o povo de São Paulo assentam a conveniência da vila ter Igreja matriz e vigário, bem como que fôsse a Igreja construída entre as casas de Diogo Teixeira e André Mendes, os quais ficariam encarregados de receber os donativos para esse fim.

1677 – Em vereança para almotacel, “elegeram entre todos ao capitam Pedro Taques de Almeida”. (O Estado 6-6-66)

1716 – Em Pindamonhangaba, falece Antonio Bicudo Leme, que segundo Pedro Taques, com seu irmão Brás Esteves, genros e filhos foram os fundadores da vida de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pindamonhangaba.(Cronol.Paulista -J.Ribeiro)

1730 – A monção do ouvidor  Antonio alvares de Lanhas  Peixoto, de volta de Cuiabá, é destroçada pelos paiaguás, sucumbindo Lanhas Peixoto e mais de 100 monçoeiros (Taunay)

1842 –  Chega a Campinas, comandada pelo Tenente Coronel José vicente de Amorim Bezerra, uma força de 200 homens, destacados do grosso da tropa do General Barão de Caxias, em perseguição dos rebeldes do movimento de Sorocaba. (Apontamentos -Azevedo Marques; Hist. da Civ. Paulista-A.Leite)

1851 – É sagrado no Convento da Ajuda, no Rio de Janeiro D.Antonio Joaquim de Melo, 7º bispo de São Paulo (Hist. Prov.Ecles.SP- Vasco S. de Vasconcellos)

1860 – Pelo decreto imperial nº 2601, são aprovados os estatutos, organizados em Londres, da Estrada de Ferro Santos e Jundiaí, depois São Paulo Railway, que, após sua encampação pelo Governo Federal (1946), passou a ter a primitiva denominação (Hist. da Viação Pública em SP-A.Pinto)

1889 – O Clube Literário “Gonçalves Dias”, dos alunos do Colégio Ivaí, lança o primeiro número de seu órgão, denominado “O Brasil”. (Imprensa Periódica- A. de Freitas).

1891 – São inaugurados os trabalhos de construção de um viaduto ligando o Largo do Rosário(hoje, Praça Antonio Prado) ao Largo do Paissandu, que foram, desde logo ao início, definitivamente interrompidos.

1891 – Instala-se o município de São Pedro do Turvo, criado pelo decreto estadual 181, de 29 de maio do mesmo ano e originado da povoação fundada pelo mineiro José Teodoro de Sousa, em 1851.

1891 – É, pelo decreto  estadual nº 200, alterada a denominação da vila de São Sebastião do Tijuco Preto para Piraju. (Decretos e Decisões do Governo de São Paulo)

1891 – É modificada a denominação do termo e comarca de Rio Novo para Avaré. Por outro ato do governador  do Estado, é anexado à comarca de Avaré o município de Santa Bárbara do rio Pardo, desmembrada da de lençóis. (Decretos e Decisões do Governo de São Paulo).

1891 – É criado o distrito de paz de Óleo, no município de Santa Cruz do Rio Pardo (Decretos e decisões do Governo de São Paulo)

1891 – A vila de São José do Rio Pardo é elevada à categoria de cidade.

1908 – É instalado o distrito de paz de Piratininga, criado pela lei 1.122. originou-se da povoação fundada em 1895, por Faustino Ribeiro da Silva.

1912 – Trazendo a data de 13 de junho, aparece o primeiro número da folha italo-brasileira “Rosa d’Amor”. Era redigido em português e em italiano.(Imprensa Periódica -A.Freitas)

1914 – Falece, no Rio de Janeiro, o almirante Artur Silveira da Mota, Barão de Jaceguai, nascido em São paulo, em 26 de maio de 1843. Tomou parte ativa na Guerra do Paraguai e foi membro da Academia Brasileira de Letras. Deixou, entre outros trabalhos,”Reminiscências da Guerra do Paraguai”.

1927 – É instalado o município de José Bonifácio, criado pela lei 2.177 de 28-12-1926.

1937 – É instalado o município de Guararapes, criado pela lei 2.833 de 5-1-1937. Tem origem no povoado de “Frutal”, que se formou com o avanço dos trilhos da E.F.Noroeste.

1952 – A cidade de São Paulo é designada como escala do Correio Aéreo Militar.

1966 – Toma  posse, perante a Assembléia Paulista, do cargo de governador do Estado, vago em virtude da destituição, pelo Governo Federal, do Dr. Adhemar Pereira de Barros, op vice-governador Laudo Natel.