Efemérides 3 de março

1534 – Martim Afonso de Sousa, partindo para a Índia, deixa procuração bastante à sua mulher D. ana Pimentel para gerir seus negócios no Brasil (Rio Branco)

1544 – Os camaristas de São Vicente obrigam a Antonio Teixeira, chegando de Lisboa, a apresentar o alvará, revogando a proibição de comunicarem-se os habitantes da Vila com os de serra acima. (Apontamentos – A. Marques)

1640 – Em vereança, são tomadas divers0as medidas de ordem pública, entre as quais a que determina ” que nenhû morador consinta que negro seu venha a esta vila com pao de biquo nem arquo e frecha com pena de dous mil réis”. ( O Estado de SP)

1650 – Duarte Correia Vasqueanes autoriza a Eleadro Ébano a fazer a quintagem do ouro, em Paranaguá e não na Casa da Moeda de São Paulo. (A.Taunay)

1661 – Povo e oficiais da Câmara de São Paulo, resolvem convidar o governador geral, Salvador Correia de Sá e Benevides, para vir a São Paulo e receber as satisfações que lhe queriam dar pela ofensa que lhe haviam feito em novembro do ano anterior.(Estado e Cron. Paulista de J.Ribeiro)

1661 – Lourenço Castanho Taques, Luís Porrate Penedo e João Franco Viegas comprometem-se coma Câmara de São Paulo a construir, à própria custa, em um ano, a estrada de São Paulo  a Santos cabendo-lhe, em troca, o privilégio de venderem os líquidos de mar fora, dentro do têrmo  da vila de São Paulo. (Estado e Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1687 – O paulista Domingos Jorge Velho, por contrato escrito, com o governador de Pernambuco, João da Cunha Souto Maior, se compromete a destruir o quilombo de Palmares (Hist. das Bandeiras Paulistas – A. Taunay)

1700 – Carta Régia, promovendo o paulista Manuel Bueno da Fonseca, neto de Amador Bueno, o Aclamado a Capitão. (Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1712 – Carta Régia, determinando à Cãmara de São Paulo que faça restituir aos índios aldeiados as terras que lhes foram usurpadas, despejando-se os intrusos. (Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1717 – D. João V nomeia como Capitão- General de São Paulo e Minas de Ouro, D. Pedro de Almeida Portugal, Conde de Assumar. Tomou posse, perante a Câmara de São Paulo, a 14 de setembro do mesmo ano. (Hist. das Bandeiras Paulistas – A. Taunay)

1718 – O conde de Assumar, capitão- general da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, convoca os moradores da vila de Ribeirão do Carom, para ficar estabelecida a forma de pagamento  do quinto, decidindo-se que caberá 23 arrobas por ano. (apontamentos – A. Marques)

1741 – Alvará determina que se marque com um F, a fogo,o negro  fugido e que, em caso de reincidência, se lhe cortasse uma orelha. (Hist. da Civ. Paulista – A. Leite)

1777 – Morre, em São Paulo, o genealogista e notabilíssimo  paulista Pedro Taques. Estava, então, tão pobre que os seus funerais foram feitos por esmola. Escreveu: “Nobiliarquia das principais famílias da capitania de São Paulo” e “memórias Históricas sobre a fundação da Capitania de São Vicente”. Foi sepultado em jazigo dos Terceiros do Carmo. (Hist. da Civ. paulista – A.Leite e Escôrço biográfico de pedro TAques – A.Taunay)

1829 – O vereador Xavier Ferreira indica à Câmara Municipal, que, em obervância da Provisão de 20 de julho de 1782, se continue o registro dos fatos mais notáveis, dignos da história que tiverem acontecido nesta Província. O livro estava em atraso desde 1814, mas desapareceu do arquivo da Câmara .

1847 – A povoação de Nossa Senhora da Piedade de Sorocaba, no município de Sorocaba, é elevada à categoria de freguesia. (Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1866 – O vice-presidente Conselheiro Joaquim Floriano de Toledo, assume o governo da província que até esta data vinha sendo governada pelo paranaense Conselheiro João da Silva Carrão.

1881 – Deixa a presidência da Província , seu quadragésimo terceiro presidente, Conselheiro Laurindo Abelardo de Brito, nascido em Montevideo. Assumiri, no dia seguinte, 4 de março, o governo, o vice-presidente, Joaquim  Egídio de Sousa Aranha, marques de Três Rios.

1885 – Santa Rita do Passa Quatro, que adveio do povoado fundado, no município de São Simão, por Inácio Ribeiro do Vale, em 1860, é elevada à categoria de município.

1893 – Américo Brasiliense deita manifesto conclamando os republicanos a formarem frente única, caso a revolução que explodira no Rio Grande do sul, tenha propósito monarquistas. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1954 – É solenemente inaugurada, em São José dos Campos, a Faculdade de Direito do Vale do paraíba (Estado de São Paulo)

1954 – É fundado o Instituto Histórico Geográfico e  Genealógico de Sorocaba. Presidido pelo escritor Adilson César.(0s  366 dias de Brasilia, do Brasil e do Mundo – Adirson Vasconcelos)

1958 – Paraibuna é elevada à categoria de sede da comarca pela lei 16.

1963 – Falece, em São Paulo, o Dr. Fábio prado, pertencente a ilustre família e que foi prefeito da Capital, de notável atuação.

1978 – fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, presidido pelo escritor Hidebrando Campestrini. (0s  366 dias de Brasilia, do Brasil e do Mundo – Adirson Vasconcelos)