Efemérides – 2 de março

1572 – Morre, na cidade de Salvador da Bahia, Mem de Sá.Terceiro governador Geral do Brasil. Teve destacada atuação na Capitania de São vicente, que visitou em março de 1560. Por sua ordem, passaram-se os moradores de Santo André, para São paulo de Piratininga. Determinou, também, a abertura de novo caminho para o Planalto. Daí o “Caminho do Padre José”.

1596 – Os oficiais da Câmara de São Paulo “assentarão que o pano comu de algodão se não vendesse daqui em diante a mais que a dozentos reis a vara cõ pena de quinhentos”.(Estado de SP. e Correio Paulistano)

1630 – HOlandeses tomam o forte de São Jorge em Recife (Wikipedia)

1711 – Ordem de El-Rei a Antonio de Albuquerque para que agradeça à Câmara de São Paulo “o amor e empenho” que haviam os paulistas demonstrado quando do assalto de Duclerc ao Rio de Janeiro.

1731 – É convocado o vereador transato, sargento-mor Cláudio Furquim, para substituir “hum vereador por se acharem os mais  todos auzentes com pavor das bexigas”. (Correio Paulistano)

1737 – Deliberou-se, em reunião da Edilidade, “que coarta feira de cinza se nam fizece por ser dia da igreja”. (Correio Paulistano)

1775 – Padre Francisco Bueno de Azevedo, funda o primitivo assentamento de Caconde, interior de São Paulo (Wikipedia)

1803 – O povoado de São João de Queluz, atual cidade de Queluz, que teve início como um aldeiamento dos Puris, em terras concedidas pelo Governador e capitão-general da Capitania de São Paulo, Antonio Manuel de Melo e Castro Mendonça, é elevado á categoria de freguesia. (Folha de SP e Enciclopédia dos Municípios, IBGE)

1864 – É instalado o município de Nossa Senhora do Rio do Peixe, atual Natividade da Serra

1872 – O presidente Dr. José Fernandes da Costa Pereira Júnior, assina, com Ângelo Tomás do Amaral, o contrato para construção da estrada de ferro de São Paulo a Cachoeira, que era então, o término da Estrada de Ferro  Pedro II.

1878 – Pela lei nº 2 é anexado à comarca de São João de Capivari o município de Monte Mor.

1888 – Falece em São Paulo, o Dr. Martim Francisco Ribeiro de Andrada (Martim Francisco 2º), Conselheiro do Império e professor da Faculdade de Direito. Fêz parte do Gabinete ministerial de 3 de agosto de 1860, no qual ocupou a pasta de Estrangeiros, e, depois, a da Justiça. (Rio Branco)

1889 – Nasce, em Bragança Paulista, Cásper Líbero, que viria a ser um nos mais notáveis jornalistas de São Paulo. Faleceu em 1943, em desastre de aviação. (folha de S. Paulo)

1894 – Bernardino de Campos envia, para refôrço de Itararé, a divisão sob o comando do coronel Pires Ferreira, composta de 258 homens da Guarda Nacional. (A  Revolta de 6 de setembro – P. Dias de Campos)

1897 – Guerra dos Canudos – é realizado o 3º ataque pela expedição de Antonio Moreira César, composto de 1200 homens. (Wikipedia)

1903 – É fundado o povoado de São João Batista dos olhos d’Água, pelo engenheiro Roberto Reid, que chantou um cruzeiro para seu início. É a atual localidade de Olímpia.

1943 – No Largo São Francisco, realiza-se a solenidade do batismo do Avião “Rui Barbosa”, doado, ao Centro Acadêmico “Onze de Agosto pelos alunos das escolas primárias do Estado de São Paulo (Folha de SP)

1945 – Povo e estudantes, apesar da chuva torrencial. promovem comício monstro na Praça da Catedral, quando é lida exaltada mensagem de Armando Sales de Oliveira, enviada do exílio à mocidade paulista (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1963 – Com grande destaque, noticiam os jornais do dia, o início da solução do incidente França-Brasil, por motivo da invasão por lagosteiros franceses. da região brasileira de pesca da lagosta, coma retirada, exigida pelo Governo Brasileiro,m do navio “Tartu”, enviado precipitadamente pelo Governo Frances, pra proteger os pescadores gauleses. O jornal “O Estado de São Paulo” informa, porém, que a belonave francesa continua, aparentemente imóvel, a 110 milhas da costa brasileira.