Efemérides – 29 de maio

1549 – Tomé de sousa, 1º Governador Geral mandado ao Brasil, tendo tomado posse do governo, na Bahia, manda para São Vicente o Ouvidor Geral Pedro Borges e o Provedor-Mor Antonio Cardoso, em uma  flotilha comandada por Pedro de Góes, a fim de regularizarem a administração da justiça e fazenda. (Cronologia – Azevedo marques)

1622 – Martim de Sá, loco-tenente do Conde de Monsanto, retira-se para o Rio de Janeiro. Motivou este fato a controvérsia entre os herdeiros dos donatários das Capitanias de São Vicente e Santo Amaro, Martim Afonso e seu irmão Pedro Lopes. (Cronol.Paulista -J.Ribeiro)

1756 – São eleitos juiz e escrivão do ofício de carpinteiro, respectivamente, João Coelho e Manuel da Silva Rocha “por serem entre todos os mais idôneos para os referidos cargos. (Jornais)

1825 – O governo provisório de São Paulo declara ao governo Geral que a ordem pública não poderia ser restabelecida enquanto permanecesse na Província o coronel martim Francisco Ribeiro de Andrada. O caso prendia-se a questões políticas. O partido oposto à Independência, aferrado aos interesses de Portugal, que tramava uma conspiração, obteve a retirada desse ilustre paulista no lugar que desempenhava no Governo Provisório. O príncipe D. pedro, porém chegado Martim Francisco à Corte, lhe entregou o Ministério da Fazenda (Cron.Paulista -J.Ribeiro; Cron.-Azevedo Marques)

1871 – Aos 29 de maio, um decreto imperial concede a Ângelo Tomás do Amaral e ao Dr. Antonio Cãndido da Rocha, licença para explorarem chumbo, petróleo e outros minerais (hist. da Civ.Paulista -A.Leite)

1890 – O “Correio Paulistano”, com tipografia e seus escritórios, é transferido aos Srs. Dr. Domingos Correa de Morais e Manuel Lopes de Oliveira, ficando a redação política a cargo do Dr. Jorge  de Miranda.(Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1890 – Na cidade de Santos, é distribuído um boletim. convidando o povo a manifestar sua solidariedade ao Conselho da Intendência que autorizava a continuação das obras que a Companhia Carris de Ferro estava realizando à rua Visconde de Rio Branco e Largo da República. As 7 horas da noite o Sr. Luis de Matos falou em nome dos manifestantes. O cidadão Carvalho de Mendonça Presidente do Conselho agradeceu em nome deste aconselhando ao povo mais calme a acatamento ás autoriddades constituídas declarando que a questão dos trilhos dos bondes estava afeta à decis]ão do Governador do Estado, que decidirá de que lado estava a razao, de que lado o direito.

1891 – O presidente do Estado, por lei nº 179 dá a S.José do Rio Pardo a denominação de “Cidade Livre do Rio Pardo”, mais tarde mudada de novo para São José do Rio Pardo.

1891 – Pelo decreto 180, Avare, antiga Nossa Senhora das Dores do Rio Novo, é elevada à categoria da cidade. A origem da localidade foi a chamada “Capela do major”, povoado fundado pelo mineiro major vitoriano de Sousa Rocha, nos meados do século 19.

1891 – Criado, no Estado, o município de São Pedro do Turvo, pelo decreto 181

1897 – Laranjal, atual Laranjal Paulista, é instalado como distrito de paz, criado pela lei nº 460 de 9-11-1896.

1909 – Inaugura-se em Moji das Cruzes, a luz elétrica, na cidade. (Isaac Grinberg – Hist. de M. das Cruzes)

1967 – é Inaugurado o viaduto da rua Pedroso, sob o qual passa a avenida “23 de maio”, em contrução.