Efemérides – 28 de maio

1562 – Provisão confirma João Ramalho no cargo de capitão para guerra na Vila de São Paulo. Tomando posse da Câmara aos 24 de junho (João Ramalho e Santo André – A.Taunay)

1656 – A Povo, reunido na Casa do Conselho, expõe aos oficiais da Câmara que, estando dentro da Vila o padre Domingos Gomes Albernaz, tendo entrado nela com assuada, gente armada e criminosos, fazendo força e tomando conta da Igreja, requeria que se mandasse chamar o dito padre para apresentar as provisões que tivesse; o que feito, aparece o dito padre e apresenta as suas provisões, mas a Câmara e o povo resolvem não consentir que exerça suas funções de vigário até decisão do Governo ao qual representam. (Arq. da Câm. de São Paulo – Livro de Vereanças)

1774 – Em portaria desta data, determina o capitão-mor Morgado de Mateus, que Francisco Barreto Leme funde, nas paragens de Campinas de Mato Grosso, distrito de Jundiaí, um povoado nomeando-o fundador e administrador.

1812 – Realiza-se na Capital, com excepcional imponência, a festa de Corpus Cristi nela gastando-se 300 libras de cera e muito incenso. Na procissão, figurou São jorge, a cavalo, vindo o animal com cascos dourados e crinas trançadas, das quais pendiam 3 varas de fitas cor de rosa. (O Estado 28-5-66)

1822– A Câmara Municipal da Vila de itu dirige ao Príncipe D. Pedro, Regente do Brasil e ao Governo Provisório de São Paulo, um longo ofício, manifestando-se contrária à sedição havida na cidade de São Paulo contra dois membros do Governo provisório e hipotecando seu apoio ao Príncipe regente e ao Governo. Assinam esse documento:- Bento Dias Pacheco -Juíz Presidente; Antonio Pacheco da Fonseca -0 Vereador;Antonio Vitorino de Azevedo, vereador; lourenço de Almeida Prado, vereador; Joaquim José de Melo, procurador. A Câmara de Itu referia-se à chamada, na história de “Bernarda de Francisco Inácio”, contra Martim Francisco e Brigadeiro Manuel Rodrigues Jordão (Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1842  – Tiroteio entre as forças legais do General Caxias e a dos insurgentes, no lugar chamado Jaguaré, distante da cidade de São Paulo duas léguas, retirando-se os segundos sem aceitar combate e seguindo na direção de Sorocaba. (Hist. Civ. Paulista-A.Leite)

1868 – Falece o conselheiro clemente Falcão de Sousa, professor da Faculdade de Direito de São Paulo

1872 – É, pelo Presidente da Província, aceita a iluminação pública a gás, da Capital, com o numero de 550 combustores, devendo, até 15 de julho, ser elevado a 700 (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1873 – É solenemente lançada a pedra fundamental para a construção do edifício à Rua Alegre, atual Brigadeiro Tobias, na Capital, da Sociedade Portuguesa de Beneficência., (Cron.Paulista -J.,Ribeiro)

1879 – É fundado, na Capital, o Instituto Prático Jurídico, por iniciativa dos quintanistas de Direito, Severino Prestes, Washington de Almeida e Silva Gordo e destinado ao exercício prático do processo civil, comercial e criminal (Cron.paulista -J.Ribeiro)

1881 – É criada a comarca do Espírito Santo do Pinhal, hoje Pinhal (Jornais)

1889 – É publicado, na Capital o 1º número do jornal “A Pátria”

1889 – É publicado, “o tempo”, jornal ilustrado de propriedade de Bento de Barros.

1889 – O município de Cotia é separado da Comarca de São Roque e anexado ao da Capital fazendo parte do 2º distrito (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1896 – É criado o distrito de paz de Valinhos, na Comarca de Campinas, pela lei 383 desta data.

1914 – Lei municipal divide o município da Capital em tres perímetros:urbanos, suburbanos e rural

1927 – Lei municipal concede o auxilio de 30 contos para ereção do monumento do Centenário dos Cursos Jurídicos no Brasil (O Estado 28-5-66)

1934 – No município de Platina, antigo Saltinho do Paranapanema, volta à categoria de distrito, só readquirindo essa prerrogativa em 1953 pela lei 2.456, de 30 de dezembro.

1957 – Falece, em São Paulo, o ministro Manuel da Costa Manso.

1958 – O coronel Ewaldo Pedreschi assume o cargo de Comandante Geral da fôrça Pública, em solenidade realizada no Quartel General da Milícia à Praça Coronel Fernando Prestes, nesta Capital. (Almanaque da F. Pública – 1960 – Cel Arrisson).