Efemérides – 28 de julho
1767 – Parte de Araritaguaba, hoje Porto Feliz, a expedição que, por ordem do Capitão- General Luís Antonio de Souza Botelho Mourão, iria fundar, nos sertões inhóspitos, quase na fronteira da América Espanhola, o célebre reduto de Nossa Senhora do Iguatemi, sob o comando do Capitão-mor João Martins de Barros, natural de Itu, e composta de 300 homens. em 1769, dele fugiram 33 soldados que, por um bando de Botelho Mourão, deviam sofrer, durante tres dias, o castigo do açoite. (Cronol. – A.Marques)
1798 – O Capitão-General Antonio Manuel de Melo Castro e Mendonça cria, na Capitania de São Paulo, os serviços do Correio Público. com as duas primeiras linhas, entre a Capital e Santos, e da Capital do Rio de Janeiro.
1804 – O governador Franca e Horta, responde a carta de D. jo]ao, pedindo auxílio da Capitania, para defesa de Portugal, contra Napoleão I, dizendo que convocou as principais pessoas para poder atender à solicitação do regente. (Catal. de Doc.)
1822 – Comissão popular pede à Câmara que obtenha do Governo Provisório que os dois Andradas não fossem eleitos às Cortes, “por ser a assistência de ambos necessária à Província e à Nação”. (A.Taunay)
1851 – Nasce, no Estado de Nova Iorque, Orville Adalbert Derby, que fêz parte do Museu Nacional. dirigiu a Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo e legou-nos numerosos trabalhos de alto teor científico. (O Estado)
1864 – Inauguração do primeiro plano inclinado da Serra do Mar, vencida pelo sistema funicular. (Folha de São Paulo)
1891 – Falece, na Capital, Martinho da Silva Prado, adiantado agricultor, abolicionista e grande incentivador da imigração.
1902 – Euclides da Cunha publica “Os Sertões” (Diário da Noite)
1906 – O Partido Republicano Paulista lança manifesto, sugerindo a conciliação das forças políticas em torno do Presidente Jorge Tibiriçá. ( Hist. da Civ. Paulista – A. Leite)
1910 – Lei criando o distrito de paz de Cristis, no município de Franca (Lei 1.202)
1926 – Falece, em São Paulo, José Nunes Belfort de Matos, fundador do Observatório de São Paulo e seu primeiro diretor. (Hist. da Civ. Paulista – A. Leite)
1926 – Embarcam para /goiás, em operações de guerra contra a chamada Coluna Prestes, o 4º, o 8º batalhões do 3º Regimento de Infantaria na Força Pública, respectivamente, sob os comandos do Major Antenor Pereira e do Major Antonio Inojosa. ( A Fôrça Pública de São Paulo – E.Andrade e H.Câmara)
1932 – As forças constitucionalistas do Destacamento do coronel Abilio Resende saem vitoriosas no setor de Piquete.