Efemérides – 29 de julho

1648 – A antiga povoação de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá, então sujeita à jurisdição de Cananéia, é elevada à categoria de vila.

1710 – Bartolomeu Pais de Abreu recebe do Capitão General Antonio de Albuquerque Coelho de Carvalho, carta de sesmaria de quatro e meia leguas quadradas no Angaí. (A.Taunay)

1756 – Carta régia mandando restituir aos índios a liberdade de suas pessoas, bens e comércio. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1818 – Ordem régia para que se dê assistência ao físico João Rennon, contratado como cirurgião da Fábrica de Ferro do Ipanema.

1868 – Assume o governo de Província o vice-presidente, José Manuel da Silva, barão de Tietê, que o recebe do vice-presidente, conselheiro Joaquim Floriano de Toledo.

1875 – Realizam-se em Campinas, grandes festejos por motivo da inauguração da iluminação a gás da cidade. (Cronol. A-Marques)

1877 – Instala-se, em Moji Mirim, o Clube Mojiano. (Cron. Paulista- J. Ribeiro)

1892 – Aparece, na Capital, o 1º número do “Protesto” de redator ignorado. (Cron.Paulista -J. Ribeiro)

1896 – a Câmara Municipal legisla sobre diversos melhoramentos locais neles incluindo-se os da Rua do meio, da Rua de Cima, na Penha, e da Travessa do Paredão. A primeira é, hoje, a 24 de maio e, a última a 7 de abril.

1899 – O distrito policial da Capela de Brotas, em Serra Negra, passa a distrito de paz, sob o nome de Lindóia, e a município em 16 de novembro de 1938.  (IBGE)

1899 – O bairro do Bom Jesus da Prata, em Botucatu, passa a distrito de paz sob o nome de “Prata”, integrando o município de São Manuel (Djalma Forjaz)

1921 – As lojas maçônicas deliberam emancipar-se do Grande Oriente do Brasil., constituindo-se em Grande Oriente Autônomo de São Paulo ( Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1924 – As forças legais reocupam a Capital, voltando a instalar-se no Palácio dos Campos Elíseos o governo do Estado.

1935 – Falece., no Rio de Janeiro, o Embaixador Pedro de Toledo, governador de São Paulo em 1932, e figura proeminente da Revolução constitucionalista. Seu corpo, trazido para São Paulo, foi inumado no Cemitério da Consolação. (Hist. da Civ. Paulista- A.Leite)