Efemérides – 20 de fevereiro

1677 – A denominação “bandeira”, referindo-se a grupos de paulistas trucidados por índios do vale do São Francisco , é empregada pelo govêrno interino, sucessor do Visconde de Barbacena. (Hist. da Cidade de São Paulo -A. Taunay)

1696 – Carta régia proíbe que as escravas usem vestidos de seda, de cambraia ou de holanda com rendas ou sem elas, e também com guarnição de outro ou prata. (Correio Paulistano)

1706 – Amador Bueno da Veiga responde à carta em que o Padre Geral da Companhia de Jesus o contempla com o título de “Fundafor  do Colégio de São Paulo”. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1720 – Provisão régia dá, a Alfândega de Santos,  atribuições iguais às do Rio de Janeiro. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1720 – Provisão régia cria a Capitania de Minas Gerais, destacada da de São Paulo e Minas e para aquela despachando, como capitão-general, a Rodrigo César de Menezes  (Hist. das bandeiras Paulistas – A.Taunay)

1756 – alvará régio concede 30.000 cruzados dos cofres reais para a edificação da  catedral de São Paulo. (cron.Paulista – J.Ribeiro)

1816 – Por aviso régio é determinado ao governo da Capitania de São Paulo que faça constar ao comércio que, havendo sido preso e recolhido à Ilha de Santa Helena, o general Napoleão Bonaparte, está proibida qualquer comunicação com essa ilha. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1841 – A capela de Santa Branca, povoação a nordeste da Capital, é elevada à categoria de freguesia. (Estado de São Paulo)

1841 – É, pela  lei 12, elevada à categoria de freguesia a capela de Nossa Senhora das Dores de Itapecerica, atual Itapecerica da Serra. (Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1854 – O Padre Vicente Pires da Mota, paulista, toma posse da presidência da Província do Ceará.

1857 – Itatiba, então denominada Belém de Jundiaí, é elevada à categoria de vila pela lei nº 2.

1866 – A capela do Senhor Bom Jesus de Tremembé, passa a ser freguesia pela lei nº 1.

1866 – A capela de Nossa Senhora dos Remédios da Ponte do Tietê, atual Anhembi, é elevada à categoria de freguesia pela lei nº 3.

1877 – É inaugurado o ramal da Ituana até Piracicaba. (Cron. Paulista – J.Ribeiro e Hist. da Viação Paulista de A.Pinto)

1896 – Lei desta data autoriza a construção de um Teatro Municipal  (Correio  Paulistano)

1908 – É inaugurado o Teatro Colombo, na Capital, com a pela “Maria Antonieta”, pela companhia Italiana dirigida pelo Comendador Antonio Bolognesi.

1927 – Reúne-se, na Capital, o Primeiro congresso Brasileiro de Serviço Social. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1927 – Morre, na Capital, o político Carlos Augusto Pereira Guimarães, nascido em Paraibuna, a 15 de janeiro de 1862. Foi vice-presidente do Estado. De 11 de outubro de 1913 a 4 de janeiro de 1915, exerceu a presidência, por motivo de moléstia do presidente Rodrigues Alves. (Diário de São Paulo)

1948– É inaugurada, nesta Capital, à Avenida São João, a  Casa do Estudante. (Folha de São Paulo)