Efeméride – 19 de fevereiro

1622 – Álvaro Luis do Vale é, pelo  Conde de Monsanto, constituído seu loco-tenente,na Capitania de São Vicente.(Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1655 – Mandaram os edis de São Paulo afixar o seguinte quartel (edital): “aquele ou aqueles que quizessem ir matar enorme jaguaretê (onça) que perturbava e apavorava os viajantes do Caminho do Mar, receberam um tanto por seu trabalho” (Hist. da cidade de São Paulo – A. Taunay)

1811 – São criadas as comarcas de Paranaguá e Curitiba da Capitania de São paulo. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1846 – A capela de N.Sa. da Conceição do Embaú, edificada em 1781, pelo Capitão Mor  Antonio Lopes da Lavra, é elevada à categoria de freguesia, com a denominação de Cruzeiro.(Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1846 – É criada  a freguesia de Cajuru e, desemembrada de Batatais, é anexada ao município de Casa Branca. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1846 – A capela de Nossa Senhora da Escada, atual Guararema, é elevada à categoria de freguesia, pela lei 9.

1846 – É elevada `a categoria de freguesia a capela de Nossa Senhora de Cima da Serra, construída, em 1766, pelo paulista Simão Barbosa Franco. Essa capela só se constituira em centro de povoamento, que evoluiria para a atual cidade de Botucatu, quando José Gomes Pinheiro Machado adquiriu a posse da  sesmaria, antes concedida a João Pires, que ali formara fazenda de criar e que doara o terreno do patrimônio. Mineiros ali chegados, cuidando da pecuária, intensificaram o povoamento, em destaque o chamado Joaquim Costa, antigo capataz, que se tornou abastado, dendo adquirido, terras de José Gomes Pinheiro Machado, que, aliás, não residiu nos  sítios de sua propriedade.

1868 – Fere-se no Paraguai, os aliados sob comando de Caxias a sangrenta  batalha para tomada do Forte do Estabelecimento onde perdem a vida numerosos soldados do Exército Aliado entre os quais o heróico paulista Tenente  Luiz Antônio da Costa Aguiar.

1878 – Falece, no Rio de Janeiro, o conselheiro Carlos Carneiro de Campos, visconde de Caravelas, nascido na Bahia a 1º de novembro de 1805. Foi professor, secretário e diretor da Faculdade de Direito de São Paulo. Fui, também senador e vice-presidente da Província em 1852. Ocupou mais de uma pasta ministerial e foi presidente da Província de Minas por três vezes.

1878 – Falece no Rio de Janeiro, o Marquês de São Vicente, José Antonio Pimenta Bueno, paulista, nascido a 4 de dezembro de  1803. Teve destacada atuação no Império. Jurista de nomeada,  foi senador e ministro. Juntamente com o Marquês de Monte Alegre e com o Visconde de Mauá, teve a concessão da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí.

1914 – Ao povoado de Severínia, atualmente município, seu fundador, José Severino de Almeida, doa 50 alqueires de suas terras para formação do patrimônio.

1936 – Falece, na Capital, o jurisconsulto Luís Barbosa da Gama Cerqueira, um dos fundadores do Partido Democrático e lente da Faculdade de Direito. Nasceu em Paraíba do Sul, Estado do Rio, a 24 de novembro de 1865. (Estado de São Paulo)

1946 – Falece, na Capital, com a idade de 64 anos, o ex presidente Júlio Prestes de Albuquerque, natural de Itapetininga, recém chegado de longo exílio. São imponentes as suas exéquias. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1962 – Osasco, que nasceu e evoluiu como subúrbio e distrito da Capital, obtém, depois de porfiada questão, que foi até ao Supremo Tribunal Federal, a sua autonomia como município, sendo a 19 de fevereiro de 1962, empossados prefeitos e vereadores eleitos a 4 de fevereiro. (dos jornais).