Efemérides – 2 de maio

1703 – Carta régia a Garcia Rodrigues Pais, autorizando-o a nomear guardas e substitutos nas partes mais distantes das minas.(Informação sobre Minas de São Paulo – Pedro Taques)

1751 – Deixa São Paulo, rumo a Araritaguaba, a grande “monção” de D.Antonio Rolim de Moura, conde de Azambuja, que só largaria Tietê abaixo, a 9 de agosto, por ter de esperar, em Araritaguaba, o crescimento do milho (Hist. das Bandeiras Paulistas – A.Taunay)

1757 – Carta régia mandando construir uma ARMAÇAO para a pesca de baleia na Praia Grande, Vila de Santos (Cron.Paulista – J.Ribeiro )

1769 – Fundadas São Luís e Santo Antonio do Paratinga e a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, entre Taubaté e Ubatuba,por autorização do morgado de Mateus, Dom Luís Antonio de Sousa Botelho Mourão. Em 1773, foi a nova povoação elevada à categoria de vila (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1789 – A Câmara Municipal de Porto Feliz representa ao Governador, mostrando a conveniência de se nomear um tabelião para a vila e pede, também provisão de sal para atender ás necessidades da população (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1817– O Conde da Palma, governador da Capitania, faz correr um “BANDO” para fazer cessar toda e qualquer correspondência com os revolucionários de Pernambuco, em movimento rebelde que se propagou a Alagoas e ao Ceará, considerados em crime de lesa-majestade ops que contrariarem essa decisão, podendo ser punidos sumariamente (Cron.Paul- J. Ribeiro , Hist. da Civ. Paulista -A.Leite)

1840–  Surge “O Solitário”, órgão  que ataca o Presidente da Província, Dr. Manuel Machado Nunes, e o Bispo Dom Manuel Joaquim Gonçalves d’Andrade. com caráter nativista e de oposição, e redigido pelo Conselheiro Campos Melo. (Cronol.Paulista -J.Ribeiro ; Hist. da Civ.Paulista -A.Leite)

1868 – Eleição do cônego Dr. Joaquim Manuel Gonçalves de Andrade para Vigário Capitular da Sé, vacante, pelo falecimento, no dia 10 de abril, do Bispo Diocesano Dom Sebastião Pinto R~ego. (Cronica de Azevedo marques)

1872 – Ao benemérito paulista, Barão de São João do Rio Claro, o Presidente da Província agradece vultuoso empréstimo em dinheiro, cedido ao Estado, sem cobrança de prêmio, por espaço de seis meses, assim como o propósito de prorrogação do prazo de vencimento do título e ainda ter pôsto à disposição do governo, mais 100 contos. (Cronol. Paulista-J.Ribeiro)

1889 – O ministro Eduardo Carlos Pereira, celebra, na Igreja Protestante desta capital, o casamento do ex-padre católico José Firmino dos Santos que fôra vigário em Jaú e que abjurara o catolicismo (Cronol.Paulista -J.Ribeiro)

1889 – Publica-se, em Santos, o jornal “A cruz Branca” (único numero) impresso pelos Voluntários da Cruz Branca, para obtenção de numerário a fim de se auxiliar, com produto de sua venda, as famílias dos sócios que faleceram atacados de febre amarela (Cronol. Paulista -J.Rieiro)

1890 – É instalado o município de São Bernardo, atual S.Bernardo do Campo, então criado pela lei 38 de 12 de março de 1889.

1911 – Antenor de Sousa Melo inicia, em Moji das Cruzes, o serviço de táxis, colocando na praça o primeiro carro.(Isaac Grinberg- Hist. de Mogi das Cruzes)

1922 – Falece, em Moji das Cruzes, o Dr, Cândido Vieira, Juíz de direito da Comarca, durante 18 anos., (Isaac Grinberg – hist. de  Mogi das Cruzes)

1924 – O atual município de Macaubal é fundado com a denominação de Coqueiros, pelo paulista Tomás Teixeira de Sousa e pelos portugueses João Caires e Manuel Figueiredo (Estado de 1-5-66)

1951 – Falece, na Capital, o Professor Geraldo Horário de Paula Sousa, diretor da Faculdade de Higiene (Estado de São Paulo)