Efemérides – 2 de junho
1640 – Rio Branco, provavelmente baseado em Azevedo Marques, registra que, nesta data, “Povo e Câmara de São Paulo intimam os jesuítas a que se recolham ao colégio do Rio de Janeiro, marcando-lhes a partida, o prazo de seis dias”. Nas “Atas” e no “Registro Geral” da Câmara da Capital, no dia indicado, nada consta sobre o fato. No assentamento da sessão havida então, l~e-se que os vereadores “tratando do bê comû e na festa de corpus criste de sua magde deste presente como na forma do seu regimto” (Atas V/21)
1653 – A Câmara de São Paulo participa a D.João IV que assinara o ajuste de paz com os jesuítas. (Hist. das Bandeiras Paulistas -A.Taunay)
1819 – Falece, em itu, aos 55 anos de idade, o Pe. Jesuíno do Monte Carmelo, no século. Jesuíno Francisco de Paula Gusmão. Era natural de Santos.
1822 – Inauguração da Sociedade Secreta “Nobre Ordem dos Cavaleiros da Santa Cruz, denominada Apostolado”. Compunha-se de 100 membros, entre os quais D.pedro e José Bonifácio. Aquele era o “Arconte-Rei” e, este seu lugar-tenente. Nela pontificava José Bonifácio, ao passo que, no Grande Oriente, o partido de Gonçalves Ledo era maior.
1872 – É inaugurado, nesta Capital, na travessa da Rua Boa Vista(hoje 3 de dezembro), o “Teatro Provisório” (apontamentos -Azevedo Marques)
1877 – É criado o imposto de 1$000 que recai sobre todos os habitantes da vila de Socorro, maiores de 10 anos. (Col. de Leis Provinciais)
1887 – O Bispo D.Lino levanta a idéia da fundação de uma escola agrária nos moldes da dos trapistas franceses, na Cantareira., em terrenos da Fazenda do Seminário. Em Taubaté, depois disso, frades estrangeiros fundariam estabelecimentos congênere.
1889 – Surge, em São Paulo, o primeiro número do jornal “O Lábaro”, órgão do Clube Literário Teófilo Dias. (Imprensa Periódica- A.de Freitas)
1889 – Emiliano Perneta e Pacheco neto iniciam a publicação de “A Quinzena Paulista, de Letras e Artes”. Divulgava matéria literária, em verso e prosa. (Imprensa Periódica- A.de Freitas)
1890 – É pela Intendência Municipal de Moji-Mirim, contratado com a Companhia Luz Elétrica de São Paulo, o serviço de iluminação da cidade.
1891 – Pelo decreto nº 431, foi expedido o regulamento dos distritos Militares, como sede dos grandes comando regionais do Exército. Estabeleceu o citado regulamento a cidade de São Paulo como sede do 4º distrito Militar, com jurisdição sobre os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. (Relatório da 2º R.M.)
1902 – É fundada, na Capital, a Escola Prática do Comércio, atual Escola”Alvares Penteado”.
1904 – Aparece pela primeira vez, em São Paulo, o semanário “A redenção”, dedicado à defesa da riqueza e do trabalho nacionais. Teve vida efêmera e foi substituído pela “Tribuna Agrícola e Comercial”, porta a circular em 11 de julho do mesmo ano, que reimprimiu o artigo-programa e as epígrafes de “A redenção” . (Imprensa Periódica- A.de Freitas)