Efemérides – 3 de junho

1721 – A Câmara da Cidade de São Paulo, tendo em vista os termos da Provisão de 14 de abril do mesmo ano, passada por D. Pedro de Almeida Portugal, Conde de Assumar, Governador e Capitão-General da Capitania de São Paulo, concedendo a Gabriel Antunes Maciel o direito de “ter as canoas por conta nos rios Grande, Tacoari e Lagoa de Sambichuga, gosando-se de rendimentodellas pelo espaço de cinco annos, fazendo boa passgem de passageiros”, e fixa-lhe esta vantagens, “na passagem do Rio Grande de cada pessoa e carga de canoa que promete ter no dito rio duas patacas,e de um cavallo quatro e na lagoa de Sambichuga nos consta não é necessário haver canoas; poque della se pode desviar”. A concessão, mencionada foi outorgada a Gabriel Antunes Maciel, por ter o mesmo se proposto a “abrir um caminho mais fácil para as nova minas de Cuiavá pela Vila de Sorveava, evitando os perigos do rio anhembi de sorte que se possa conduzir boiadas, e cavalgaduras até o Rio Grande” e também por pretender “abrir o caminho do Rio Verde”. (Reg.geral -IV 433-36)

1821 – O segundo batalhão de Caçadores da Capital rebela-se contra seu comandante, que consegue apaziguá-lo.

1867 – Nasce em Pouso Alegre, Minas Gerais, Prisciliana Duarte de Almeida, que desde moça viria viver em São Paulo, casado com o professor Sílvio do Almeida. Escritora e poetisa, fez parte da Academia Paulista de Letras.

1885 – Nasce, em Minas Gerais, D.José Maria Pereira Lare, 1º bispo de Santos (Hist. Prov.Ecles. SP -Vasco S. de Vasconcellos)

1891 – É elevada a categoria de cila com a denominação de Vila Novais, o distrito de paz da estação de Cruzeiro. (Decretos e Resoluções do Gov.Provis. do Est. de SP)

1902 – É distribuído o primeiro número de “O Porvir”, publicação quinzenal de cunho literário, editado pelos alunos externos do Instituto de Ciências e Letras da Capital.  (Imprensa Periódica- A.de Freitas)

1912 – A 3, o general da brigada Antonio Neto de Oliveira Faro assume o cargo de Inspetor da X Região de Inspeção Militar na cidade de São Paulo ((Relatório da 2ª RM)

1915 – Instala-se nesta Capital, por iniciativa de D. Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Paulo, o I Congresso Eucarístico da América soba a presidência do Cardeal Arcoverde.

1932 – São emitidos pelo Governo da União os selos comemorativos do IV Centenário da Fundação de São Vicente, a saber 20 rs(púrpura); 100 rs(preto); 200 rs (roxo); 600 rs(côr de vinho) e 700 rs (azul claro)

1934 – Campo Largo de Sorocaba, atualmente denominado Araçoiaba da Serra, pelo decreto estadual 6.530, perde a sua autonomia como município, só readquirida em 19326, pelo decreto 2.695 de novembro. A denominação de Araçoiaba da Serra foi dada ao município em 1938.

1941 – Falece, em Santos, o escritor paulista Valdomiro Silveira. Nasceu em Cachoeira Paulista, aos 11 de novembro de 1873. Bacharel em Direito (1895), dedicou-seà advocacia e foi promotor público. Exerceu ainda os cargos de Secretário da Justiça e da  Educação, além de ter sido eleito deputado., Seu primeiro livro de contos. “Os Caboclos” publicado por Monteiro Lobato & Cia, em 1920, reproduz trabalhos seus vindos a lume em 1891, com os quais grangeou ” a glória de ter sido o criador da literatura regionalista no Brasil”(Edgar Cavalheiro). São seus seguidores, no gênero, Afonso Arinos, Simões Lopes Neto e o próprio Monteiro Lobato. Neste campo é considerado o precursor em toda a America Latina (De Conto Paulista -João Pacheco)

1961 – Falece Plínio Marques da Silva Airosa, catedrático de Etnografia do Brasil e Língua Tupi-Guarani da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade de São Paulo. Foi sócio emérito do IHGSP. (Necrológio no “O Estado de SP”).