Efemérides – 19 de março

1534 – Nasce em La laguna, Ilha de Tenerige, José de Anchieta, filho de Juan de Anchieta, biscainho e de D.Mência Diaz de Clavijo y Llerens. Ainda como irmão da Ordem dos Jesuítas, veio para o Brasil com a leva de Padres e noviços incorporada à armada de Duarte da Costa. Depois de permanecer alguns meses na Bahia, vem para São Vicente, onde chega a 24 de dezembro de 1553. Aí teria a sua mais destacada atuação da fundação e na consolidação do Burgo Piratiningano, denominado São Paulo, por ter tido início a 25 de janeiro de 2554, dia do apóstolo São paulo. Vindo como irmão no Brasil, foi padre, superior e provincial, tendo morrido em Reritiba, atual cidade de Anchieta, no Espírito Santo, em 9 de junho de 1597.

1681 – D. rodrigo de Castel Branco, nomeado provedor-more administrador geral das Minas de Paranaguá e Sabarabuçu, depois de ter permanecido por mais de três meses no Rio de Janeiro e em São Paulo, parte para as Gerais, á frente de grande comitiva, tendo como orientador e coordenador da expedição o paulista Matias Cardoso de Almeida (Dicionário dos Bandeirantes – Cervalho Franco)

1704 – Pedro Taques de Almeida Pais Lema obtem, para si e para os filhohs, uma concessão de terras no Sul, no caminho de Sorocaba para Curitiba, desde Iguaricatu e Itambé  ao rio Hyapó (Pedro Taques e seu tempo- Afonso d’E.Taunay)

1736 – No lugar denominado Canadá, é assassinado pelos índios paiaguás o bandeirante paulista Bartolomeu Bueno de Siqueira, filho de José Nunes de Siqueira.(Dicionário dos Bandeirantes – Carvalho Franco)

1764 – Falece Frei Antonio da Madre de Deus Galrão, 2º bispo da Diocese de São Paulo.

1774 – Entrada solene, em São Paulo, do terceiro bispo da diocese. Frei Manoel da Ressurreição, nomeado a 7 de junho de 1771. (Hist. da Civ. Paulista – A. Leite)

1786 – Assenta praça. como tenente agregado à Companhia de Cavalaria de Itu, Luíz Antonio de Sousa, importante fazendeiro e negociante. Faleceu  a 30 de maio de 1819, já reformado com a patente de brigadeiro, conhecido por Brigadeiro Luiz Antonio (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1796 – Posse do 4º Bisco de São Paulo, D. Mateus de Abreu pereira.

1815 – Nasce, em Porto Feliz, José de Toledo Piza e Almeida, ilustre paulista que participaria da revolução de 1842. (Cron.Paulista – J. Ribeiro)

1846 – Visita do Imperador à Fabrica de Ferro do Ipanema. Alí se demorou até o dia 21 (Apontamentos -a.Marques)

1850 – Nasce na Capital, Alfredo Ellis, filho do Dr. Guilherme Ellis e de d. maria do Carmo da Cunha, paulista, descendente de Amador Bueno. diplomado em Medicina, na Pensilvânia, E.U. viveu na sua terra, onde foi destacado homem público. Faleceu, na Capital, a 29 de junho de 1925. (Diário de São Paulo)

1872 – É considerada curada a capela do bairro de Capivari, no município de Caçapava (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1883 – Na cidade de Rio Claro,  é inaugurada uma enfermaria, pela benemérita Sociedade Rioclarense, destinada a indigentes .(Cron.paulista – J.Ribeiro)

1888 – A Câmara Municipal de Campinas propõe, ao Presidente da Província, a execução da lei provincial que estabelece o imposto de 400 mil reis por escravo. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1889 – Falece, na Capital, o poeta Teófilo dias de Mesquita, nascido, em Caxias, no Maranhão, a 28 de fevereiro de 1857.(Diário de São Paulo)

1825 – O advogado Francisco Morato apresenta, perante a Justiça Federal, a defesa do Prefeito Municipal Firmino Pinto, conseguindo sua absolvição (Hist. da Viação Paulista – A. Pinto)

1964 – Primeira grande reação em São Paulo contra os desmandos do governo Federal, com a passeata e comício na Praça da Sé. A passeata foi denominada “A Marcha com Deus pela liberdade”. a 31 de março, sairia vitoriosa a Revolução que fôra provocada naquele dia.