Efemérides – 17 de fevereiro

1629 – É, pela Câmara, proibido a qualquer mercador, “assim de fóra como da terra”, tratar com negros e tapanhunos. (Hist. da Cidade de São Paulo – A. Taunay)

1676 – Francisco Pedroso Xavier, na sua invasão do norte do Paraguai, entra triunfante em Vila Rica. (A.Taunay)

1694 – Amotina-se o povo de São Paulo contra a execução da ordem real que manda reduzir o valor da moeda corrente. A execução é sobrestada. (hist. da Civ. Paulista – Aureliano Leite)

1803 – O governador da Capitania remete ao Governo Geral o resultado da fabricação da pólvora por um indivíduo natural de Minas Gerais, assim como da purificação do salitre, comunicando, outrossim, que o referido indivíduo exigia o salário de 400 réis diários ou a 8ª parte do lucro da fabricação.

1816 – Nasce, em Ipanema, ao tempo em que seu pai, Frederico Guilherme de Varnhagem, dirigia a Fábrica de Ferro do Ipanema, Francisco Adolfo de Varnhagem,  historiador que viria a ser Barão e Visconde de Pôrto Seguro. Notável foi o seu trabalho de investigação histórica em Portugal, em Lisboa, na Torre do Tombo, em Évora e em Coimbra. Como adido, à Legação do Brasil, incumbido especialmente de pesquisas históricas, além de trazer uma cópia de informes, desincumbindo-se magistralmente da tarefa pesquisadora que lhe fora confiada, obteve um vasto cabedal para a sua História Geral do Brasil, no tempo que ficou em Portugal, entre 1842 e 1849, quando se passou para a Espanha, como secretário da legação e como encarregado de negócios. Voltou ao Brasil, em 1851, sendo eleito secretário do Instituto Histórico. voltando à Europa, em desempenho de cargo diplomático, continuou suas pesquisas e estudos. Em países da América do Sul onde esteve como diplomata, persistiu nos seus estudos e cogitações históricas, tendo feito estudos sobre Colombo e Vespúcio. Por uma terceira vez, indo à Europa, ali continuou o exame de códices inéditos, reunindo nova cópia de documentos. “Os seus conhecimentos e a sua intimidade com os arquivos portugueses tornaram-no um mestre de consulta obrigatória”. Faleceu em Viena, onde estava como ministro do Brasil, a 29 de junho de 1878.

1827 – É entregue ao trânsito público o trecho de Santos ao Cubatão da Estrada do Mar. Antes, fazia-se o percurso desse trecho por água. (Hist. da Civ. Paulista – Aureliano Leite)

1843 – Nasce, na Campital, Antonio Bento de Souza e Castro, abolicionista que se notabilizou promovendo fugas de escravos. Levados ao porto de Santos eram embarcados para o Norte, ou reunidos em redutos, como o de Jabaquara, no município de Santos.

1878 – Falece, na Capital, o Conselheiro José Maria de Aguiar Botero, professor da Faculdade de Direito. (Folha de São Paulo)

1890 – O Governo do Estado nomeia o coronel do Exército João Nepomuceno Pereira Lisboa para o cargo de comandante da Força Policial Urbana, que, logo depois, tomaria a denominação de Força Pública ( “A Força Pública de São Paulo” – E.Andrade e E. Câmara)

1891 – Nasce, em Piracicaba, o Professor José de Melo Morais que foi diretor da Escola Agrícola Luiz de Queiróz, e Secretário da Agricultura, na interventoria Fernando Costa. Faleceu nesta Capital. (Folha de São Paulo)

1936 – Falece em Ribeirão Preto, João pedro da Veiga Miranda, engenheiro, professor e ministro de Estado no Governo Epitácio Pessoa.

1958 – Falece, na Capital, o escritor e poeta folclórico, Cornélio Pires.

1967 – É instalado na Capital, por iniciativa da E.F.Santos a Jundiaí, o Museu Nacional Ferroviário, no velho edifício da rua Mauá, esquina da Rua Couto de Magalhães, onde esteve a antiga estação de Sorocabana.