Efemérides – 16 de fevereiro

1591 – Os vereadores da Câmara de São Paulo escrevem ao vigário geral da Capitania, em Santos, Padre Jorge Rodrigues, protestando contra a chamada, àquela vila, de homens de São Paulo, em tempos de guerra com os indígenas, e sem razão  suficiente (História da Civilização Paulista – Aureliano Leite)

1591 – Em vereança, determinam-se providências por estar a terra em cias de enfrentar os contrários, devendo- se alargar o espaço da vila “para que fique a gente aguazalhada e aja espaço para pelejaren”. (Correio Paulistano)

1613 – Em vereança, determina-se “que todos os brãquos  e negros podem entrar e sair com suas armas sem lhe serem impedidos para que desta maneira estejão mais prestos para o que se oferecer”. (Correio Paulistano)

1731 – Ordem réggia pro´be que os governadores abram as cartas particulares. Visava essa determinação Caldeira Pimentel, que no governo da Capitania, violava a correspondência particular para saber o que se dizia de seu governo (Cron.Paulista – J. Ribeiro)

1822 – O Principe Regente cria, por decreto, um Conselho de Procuradores Gerais das Províncias. Seriam escolhidos, por São Paulo; o desembargador Antônio Rodrigues Veloso de Oliveira e o Tenente-General Manuel Martins Couto dos Reia. (Estadão e Hist. da Civ. Paulista – Aureliano Leite)

1861- Falece em Itu, onde nasceu a 29-08-1791, D. Antonio Joaquim de Melo, 7º bispo de São Pa.Çeiteaaulo, Conde Romano e Prelado Doméstico de S. Santidade. (Cron.Paulista – Estado e Hist. da Civ.Paulista – A.Leite)

1867 – É aberta ao tráfego público a Estrada de Ferro Santos a Jundiaí. ( Estado e outras fontes)

1875 – Na Capital é inaugurada a escola Normal (Cron. Paulista- J.Ribeiro)

1880 – Manifesta-se violeto incêndio no edifício da Faculdade de Direito, queimando-se grande parte do arquivo e a capela-mor da Igreja do Convento de São Francisco. ( Cron. Paulista e Hist. da Civ. Paulista)

1885 – O Visconde de Itu, Antonio Aguiar de Barros, faz doação de mil ações do Banco de Crédito Real à Santa Casa  de Misericórdia da Capital.(Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1894 – O presidente Bernardino de Campos fez partir para o Paraná, à disposição do Coronel Pires Ferreira, comandante das fôrças legais, uma bateria Krupp, um contingente da guarda nacional de Campinas e o Batalhão Silva Teles.

1903 – É fundado, na Capita, o Colégio São Bento, sendo superior do mosteiro de São Bento e primeiro reitor do colégio, D. Miguel Kruse. Entre os fundadores, está Afonso d’E.Taunay. (Folha de São Paulo)

1916 – É a Prefeitura da Capital autorizada a abrir concorrência ara escolha das armas da cidade (Correio Paulistano)

1921 – É pela Municipalidade, aberto crédito para a construção da Praça dos Patriarcas (Correio Paulistano)

1963 – Em reunião ordinária do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, em segunda e ultima discussão,        é aprovado o seu Regimento Interno, baseado no ante-projeto elaborado pelo sócio emérito Dr. Alfredo             Gomes.

1963 – É inaugurado o sistema de comunicação telefônica entre São Paulo e Mato Grosso, falando da Capital, o governador Ademar de Barros e de Campo Grande, no Estado de Mato Grosso, o Governador Fernando Costa.

1967 – A Estrada de Ferro Santos a Jundiaí comemora com grandes festividades, o centenário de sua atividades.