Efemérides – 16 de abril

1639 – A governança da Vila de São Paulo, da qual fazia parte Amador Bueno, determinou a publicação de quartis (editais) “para se limparê e carpirê as ruas e estradas e tirar~e formigueiros cada hû de seus chãos cõ penas que a sua merce paresese”. (Estado de São Paulo)

1845 – Nasce, em Sabará, Minas – o escritor, jornalista e filólogo Júlio Ribeiro, que por muito tempo viveu em São Paulo, tendo redigido jornais, entre outros, o “Sorocabano” e a “Gazeta Comercial”, em Sorocaba, onde escreveu o romance-histórico”padre Belchior de Pontes”. Foi o idealizador da bandeira paulista de 13 listras. (Folha e Prefácio do livro “Padre Belchior de Pontes)

1851 – Morre Francisco de Paula Sousa e Melo, senador pela Província.(Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1853 – A capela curada de Santo Antonio do Juquiá, é  elevada à categoria de freguesia pela lei nº 11.

1858 – A vila de Pôrto Feliz, antiga Nossa Senhora da Mãe dos Homens de Araritaguaba, é elevada á categoria de cidade, Lei 24.(Cron.Paulista -J.Ribeiro e Enciclopédia dos Municípios).

1858 – A freguesia de São Bento do Sapucaí é elevada à categoria de município pela lei nº 23.

1874 – A povoação fundada por Francisco Barreto e seu irmão, originários de Minas, é elevado à categoria de freguesia com a denominação de Divino Espírito Santo de Barretos, hoje Barretos. (Cron.paulista-J.Ribeiro e Enciclopédia dos Municípios).

1874 –  As capelas de Santo Antonio da Ponta da Serra, no município de Itapeva de Faxina e de São José do Rio Pardo, são elevada à categoria de freguesia. A primeira passou a denominar-se Santo Antonio da Boa vista, tendo atualmente a denominação de Itaí, que lhe veio em 1920, pela lei 1.748.

1874 – A freguesia de Araçariguama, na povoação fundada pelo Padre Guilherme Pompeu de Almeida e outros, é elevada à categoria de Vila. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1874 – A freguesia de Dois Córregos é elevada à categoria de Vila, pela lei 43.

1876 – Aparece a Capital., o primeiro número de “O Polichinelo”, editado por P.P.Carneiro. (Cron.Paulista-J.Ribeiro e O Estado de São Paulo).

1888 –  Pinhal liberta todos os escravos do seu município. (Hist. da Civ.Paulista – A.Leite)

1908 – Primeira viagem de São Paulo a Santos, de automóvel, por iniciativa de Antônio Prado Junior, gastando-se nela 30 horas. (Hist. da Civ.Paulista – A.Leite)

1929 – É instalado o município de Coroados, criado pela lei 2.339, de 29-12-1928.

1966 – Pela lei desta data, é transformado na “Fundação Instituto Butantã”, o Instituto Butantã, com novas e importantes atribuições entre outras, a de assistência aos órgãos de saúde pública, no combate a surtos epidêmicos e de promoção de cursos de especialização, em colaboração com as Universidade. (Estado de São Paulo de 17-4-66)