Efemérides – 15 de abril

1600 – Pelos oficiais da Câmara de Cila de  São Paulo, é concedida, a favor do Mosteiro de São Bento, uma sesmaria, limitada pelos rios Grande(no caso, o Tamanduateí) e Anhangavay -(Anhangabaú). (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1801 – Carta  régia determinando que José Bonifácio de Andrada e Silva recebesse, gratuitamente, o capelo doutoral na Faculdade de Filosofia de Coimbra. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1830 – O presidente conselheiro José Carlos de almeida Tôrres, visconde de Macaé, passa o govêrno da província ao vice-presidente, D.Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade.

1831 – Pedro I abdicara em 7 de abril e, a 15 de abril, o povo paulista festeja o fato com grandes demonstrações de alegria (Hist. da Civ.Paulista – A.Leite)

1836 – Nasce, em Santo Amaro, o poeta Paulo Emílio de Sales Eiró, que começou a fazer versos aos 5 anos de idade e que faleceu a 27 de junho de 1871. (Diário de São Paulo e Estado).

1845 – Aparece, o primeiro número de “O Censor”, órgão do Partido Liberal.(Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1862 – É nomeado pra o cargo de comandante do Corpo Policial Permanente o Tenente-Coronel João Homem Guedes Portilho.

1873 – É criada a comarca de Descalvado, pela lei nº 65.

1873 – O arraial do “Cervo”, no município de Franca, é elevado à categoria de distrito com a denominação de Santo Antônio da Rifaina, atual Rifaina.

1884 – Aparece o primeiro número do “Diário mercantil”, na Capital. (Cron.Paulista- J.Ribeiro)

1886 – É concedido privilégio, por 50 anos, a Tobias de Freitas Novais e ao Engº Carlos americano Freire, para uma linha de bondes entre a Vila de Pinheiros e o estação de Lavrinhas, na E.F. Pedro II. (Cron.Paulista- J.Ribeiro)

1886 – É concedido privilégio por 50 anos pra uma estrada de ferro Econômica entre Cunha e Lorena, a Samuel Lucas Fruner e José Augusto pereira Querido (Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1890 – É instalado o município de Salto de itu, atual Salto.

1891 – Nossa Senhora dos Remédios da Ponte do Tietê, atual Anhembi, é elevada à categoria de vila pelo decreto 158.

1891 – É inaugurado o prolongamento da Companhia Mojiana de Estrada de Ferro, até Canoas.

1896 – O presidente Bernardino de Campos passa o govêrno do Estado ao vice-presidente Francisco de Assis Peixoto Gomide, que ficaria no cargo até 1º de maio do mesmo ano.

1898 – Falece, em Taubaté, o bispo Dom José da Silva Barros.

1925 – Instala-se o município de Iacanga, criado em 27 de dezembro de 1942, tendo sido desmembrado do município de Pederneiras. Foram iniciadores do  povoado, que evoluiu para a florescente localidade de hoje, os irmãos Rodrigues de Campos, originários de Botucatu. (Diário de São Paulo 22-4-66)

1936 – A Academia Paulista de Letras comemora o centenário do nascimento do Poeta Paulo Eiró.