Efemérides – 13 de março

1531 – a esquadra de Martim Afonso de Sousa chega à Bahia de Todos os Santos (Diário de São Paulo)

1616 – Paulo da Tocha de Siqueira toma posse do cargo de ouvidor e capitão da Capitania de São Vicente (Correio Paulistano)

1621 –  O procurador do Conselho “João Rodrigues de Moura é condenado em um tostão por não comparecer à vereança deste dia” (Correio Paulistano)

1662 – Reunidos os “oficiais camaristas com as duas cabeças de pyres e camargos, he por eles todos de conformidade; foi asentado pera quiestasão de todo este povo ficasse a eleysão sostada; até a vynda do sor. ouvidor geral para que ele a fasa cõn justiça como dele se espera; por evitar roínas he desensois que o caso está prometendo. Nota: – a eleição era a da renovação da Câmara (HIst. da cidade de São Paulo – A. Taunay)

1663 – Falece, em avançada idade, o paulista Amador Bueno, filho de Amador Bueno, o Aclamado ( Estado de São Paulo)

1673 – Data da patente nomeando Matias Cardoso de Almeida, capitão -mor substituto de Fernão Dias Pais, governador (Notícias das Minas de São Paulo- Pedro Taques)

1715 – O Capitão- general D.Brás Baltasar da Silveira convoca os moradores da vila de Ribeirão do Carmo, para nova forma de pagamento do quinto. Foi ajustado que se pagasse daí em diante 24 arrôbas, ficando livre para o fisco o direito das cargas, gado e escravos. (Apontamento – A.Marques)

1821 – O capitão-general João Carlos Augusto de Oyenhausen, oficia à Câmara, convidando os edis a comparecerem ao Palácio para ouvirem a notícia de que D.João VI havia aprovado e jurado as bases da Constituição que se estava elaborando em Portugal (Estado de São Paulo)

1852 – Os habitantes da Capital são convidados a iluminar as suas casas na noite de 21 do mês, por ocasião de um “Te-Deum”, em ação de graças  pela vitória alcançada nos campos de Moron, em Buenos Aires, no dia 3 de fevereiro pelo Exército Brasileiro.(Estado de São Paulo)

1855 – São elevadas à categoria de cidades as vilas de Moji das Cruzes, Itapetininga e Ubatuba ( Estado de São Paulo)

1858 – É criada a Colônia Militar de Avanhandava, à margem do Tietê, no Distrito de Araraquara (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1858 – decreto nº 124 prorrogando, por dois anos, o prazo para formação da companhia concessionária da E.Ferro de Santos a São Paulo e Interior. (Hist. da Viação – A. Pinto)

1872 – Sarapuí, antiga Nossa Senhora das Dores da Fazendinha, é elevada à categoria de município.

1888 – A Assembléia Legislativa sugere, ao Congresso Nacional, a abolição incondicional da escravatura. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1890 – É assinado contrato entre o Governo do Estado e a Companhia de Carril de Ferro do Bom Retiro e Bela Vista, para o estabelecimento de novas linhas de bondes. (Estado de São Paulo)

1891 – São João do Curvalinho, atual Joanópolis, é elevada à categoria de distrito, pela lei 135.

1896 – Na Igreja dos Jesuítas, na Capital, contígua ao Palácio do Governo, desabam parte do telhado e um trecho da parede, servindo isso de pretexto para demolição do restante, do que foi encarregado o engenheiro Teodoro Sampaio, que disso faz um relato, na Regista do IHGSP.(hist. da Civ. Paulista – A. Leite)

1923 – Nova Paz do Bálsamo, é elevada à categoria de distrito pela lei 112.

1947 – Deixa a interventoria do Estado que vinha ocupando desde 3-11-45, o paulista Dr. José Carlos de Macedo Soares.

1958 – Lançamento da pedra fundamental do novo Isolamento e Sede da profilaxia da Lepra. (Estado de São Paulo)

2013 –  é eleito no conclave papal o 266º Papa – “Papa Francisco”  ( Jorge Mario Bergoglio)