Efemérides – 12 de março – Dia do Bibliotecário

1594 – Na ata da vereança, consta o seguinte:” e outrosi se lansara preoã que niguem corte pinheiro sen licensa da camara com pena de quinhentos reis para o conselho e cõ isto concluirão por oje”.(Estado de São Paulo)

1633 – Em vereança, foi requerido “da parte de sua magestade, manda, sen pesar precatorio para a camara da vila de Santos pusese cobro no sal por quanto o tinhão fechado”.(Correio Paulistano)

1676 – O espanhol João Dias de Andino, na luta contra os paulistas de Francisco pedroso Xavier, ocupa Vila Rica. (Hist. das Bandeiras Paulistas – A.Taunay)

1687 – Parte de São paulo, rumo às Gerais, a leva de D. Rodrigo de Castel Blanco. (Informações sobre as Minas de São Paulo- Pedro TAques)

1694 – Carta régia, reiterada a 15 do mês, ordena ao governador do Rio de Janeiro, Antonio Pais de Sande, passasse para São Paulo com a administração das suas Minas e descobrimentos, com 600$000 de ajuda de custo. Falecendo no Rio de Janeiro o Governador Sande, é encarregado do governo o mestre de campo Sebastião de Castro e Caldas. (Informações sobre as Minas de São Paulo – Pedro Taques)

1723 – O governador e capitão- general Rodrigo César de Menezes manda publicar bando, proibindo o costume introduzido na Capital de andarem as pessoas de dia e de noite com capotes e capuzes metidos na cabeça, sob pena do que for apanhado ser preso por dois meses e pagar 20 mil réis de multa, além de perder o capuz para quem o prender. (Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1764 – Falece, na Capital, D. Frei Antonio de Madre de Deus Galrão, segundo bispo da diocese, nascido em Lisboa, a 26 de maio de 1696 (Diário da Noite)

1794 – A catedral de São Paulo, não possuindo até então estatutos formados e confirmados por Sua Majestade, seu Cabido forma os estatutos para serem confirmados por S.M.Fidelíssima e ter o seu real  beneplácito.(Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1838 -Assume a presidência da Província fluminense Dr. Venâncio José Lisboa, que governaria até 11-7-1839, quando subiria ao poder o mineiro Dr. Manoel Machado Nunes.(Estado de São Paulo).

1840 – Lei número 12, que cria em São Paulo, sob a designação de Gabinete Topográfico, uma escola de engenharia, tendo por fim especial o ensino da construção de estradas. (Hist. da Viação em São Paulo – A. Pinto)

1841 – Nossa Senhora do Rosário de Serra Negra é elevado à categoria de freguesia, com a denominação de Serra Negra, pela lei nº 23.

1889 – São Bernado do campo, ainda com a denominação de São Bernardo é elevado à categoria de município pela lei nº 38.

1889 – Falece , na Capital, o Dr. Rafael de Aguiar, um dos fundadores do jornal “A Província de São Paulo”, hoje “Estado de São paulo”. (Cron. Paulista- J.Ribeiro)

1890 – Decreto estadual, reformando a Escola Normal e convertendo em escolas-modêlo, as escolas anexas. (Cron.Paulista – J. Ribeiro)

1890 – O Governo provisório decreta a dissolução das Câmaras Municipais substituídas pelas Intendências Municipais.

1891 – Na vila de Jaú, recebe estrondosa manifestação popular o Dr. Américo Brasiliense de Almeida Melo. (Estado de São Paulo)

1896 – Lei Municipal autoriza a construção de um necrotério central. (Estado de São Paulo 12-2-66)

1901 – Falece, em sua fazenda, aos  74 anos, o Dr. Antonio Carlos de Arruda Botelho, conde do Pinhal .(Estado de São Paulo 12-3-66)

1923 – É instalada a comarca de Salto Grande, criada pela Lei nº 1.887, de 8-12-1922

1927 – Visita São Paulo o  grande escritor inglês Rudyard Kipling (Hist. da Civ. Paulista -A.leite)

1935 – né criado o distrito de paz de Veadinho, atual Riolância, pelo decreto 7.010.