Efemérides – 12 de abril
1625 -reunida a Câmara, o procurador Sebastião Coelho solicita que seja condenado a certa pena o estancieiro da época, Gaspar Gomes, por ter conduzido gado para Santos sem permissão dos poderes competentes. (Estado de São Paulo)
1725 – Rodrigo César de Menezes escreve carta enérgica ao seu colega de Minas Gerais, Dom Lourenço de Almeida, por lhe constar que êste persistia em abrir caminho das Minas Gerais a Cuiabá. (Hist. das Bandeiras Paulistas – A. Taunay)
1832 – A Câmara Municipal da Capital resolve marcar a diária de 100 réis, além da de 60 réis, que já percebia, ao encarregado de acender os candieiros da cadeia pública, para ser também o agente, comprador e distribuidor da comida para os presos ali recolhidos. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)
1835 – O Govêrno da Província põe à disposição da Câmara Municipal a quantia de 3 contos e seiscentos mil réis para as desapropriações necessárias à abertura da Rua Formosa, ligando o Acu com o Piques. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)
1861 – É criada a freguesia de Alambari, no município de Itapetininga. (Cron.paulista -J.Ribeiro)
1861 – A povoação fundada sob a invocação de S.Pedro, no município de Piracicaba, é elevada á categoria de freguesia. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)
1864 – É nomeado o tenente -coronel José Maria Gavião peixoto, comandando do Corpo Policial permanente. (Revista Militia, vol.7 pág 30)
1871 – O Govêrno da Província assina contrato com o engenheiro Nicolau Rodrigues dos Santos França Leite para construção de uma linha de diligências, por meio de trilhos de ferro, e a tração animal, nesta Capital, sendo que a linha para a Luz terá como ponto de partida o Largo do Carmo. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)
1871 – É criado, pela lei 67, o município de São Sebastião de Ribeirão Preto, atual Ribeirão Preto.
1872 – Inaugura-se a linha telegráfica entre Santos e Iguape. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)
1876 – Aparece, na Capital, o primeiro número da “Instrução Pública”, sendo redator José Raimundo de Vasconcelos. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)
1877 – Instala-se, na Capital, o “Ateneu Jurídico Literário e Beneficente”. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)
1909 – Santa Rosa de Viterbo, que teve com~eço no meado do século passado, ´[e instituída como paróquia por D. Alberto josé Gonçalves, primeiro bispo de Ribeirão Preto.
1916 – Falece, no Rio de Janeiro, o paulista General Francisco Glicério, natural de Campinas. Teve destacada atuação na política de São Paulo, assim como na política nacional, nos últimos anos do Império e na República, de que foi propagandista. Foi sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.